Margens multi-funcionais em 5% da área agrícola aumentam em 130% insectos benéficos nos campos agrícolas

O estudo apresentado foi realizado ao longo de três anos em 10 parcelas agrícolas e em diversas culturas (pomares, hortícolas, vinha e cereais), em Portugal e Espanha.

Margem multi-funcional em olival – Trasmulas (Granada)

O projecto europeu “Operation Pollinator” demonstra que é possível aumentar o número de insectos auxiliares nas explorações agrícolas graças à instalação de margens multi-funcionais em apenas 5% da área agrícola. Em três anos de monitorização das espécies nestas margens verificou-se que o número total de espécies de insectos aumentou 130%.

Os resultados do projecto Operation Pollinator (OP), iniciado há 10 anos para incrementar a biodiversidade nos campos agrícolas da Península Ibérica, foram apresentados em Madrid no XI Congresso Nacional de Entomología Aplicada, que decorreu em Novembro, organizado pela Sociedad Española de Entomología Aplicada (SEEA) na Escuela Técnica Superior de Ingeniería Agronómica, Alimentaria y de Biosistemas.

Pode continuar a ler o artigo aqui.

Recomendadas

Oceanos. Presidente da República destaca papel pioneiro de Portugal nas renováveis

“No caso de Portugal, fomos pioneiros em muitos campos, como as renováveis. Quando começámos a substituir outras formas de energia alguns disseram éramos tolos, não éramos, agora queremos antecipar as metas internacionais”.

DGRM vai promover venda de 743 quilos de alabote congelado que foi apreendido

Para participar da venda, cujo valor mínimo é de 2.125 euros, pressupõe-se a prévia aceitação das condições estipuladas e envio de proposta até ao dia 13 de maio de 2022.

Marcelo elogia Cavaco e aponta Conferência dos Oceanos como “oportunidade única”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou esta segunda-feira o seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, considerando que deu “projeção cimeira ao mar”, e apontou a Conferência dos Oceanos como uma “oportunidade única” para Portugal.
Comentários