[weglot_switcher]

Maria do Céu Antunes vai ao Luxemburgo para participar no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas

A PAC – Política Agrícola Comum representa 34,5% do total do orçamento europeu do presente ano, de cerca de 58,12 mil milhões de euros, ou seja, vai absorver em 2020 mais de 20 mil milhões de euros.
  • Maria Céu Albuquerque
19 Outubro 2020, 07h55

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai participar hoje e amanhã, dias 19 e 20 de outubro, no Luxemburgo, no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas.

Este encontro presencial terá como principais temas a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e as conclusões sobre a Estratégia ‘Do Prado ao Prato’ (‘Farm to Fork’).

À medida que se intensificam as negociações em torno da PAC e do envelope financeiro para o setor para os próximos anos ao nível dos 27 Estados-membros, a agenda política comunitária está cada vez mais focada nos temas relacionados com a agricultura.

Recorde-se que a PAC representa 34,5% do total do orçamento europeu do presente ano, de cerca de 58,12 mil milhões de euros, ou seja, vai absorver em 2020 mais de 20 mil milhões de euros.

A PAC também vai estar esta semana toda no centro do debate dos eurodeputados, no decurso da reunião plenária, por videoconferência, do Parlamento Europeu, que irá decorrer entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 23 de outubro.

Os objetivos da Comissão Europeia para a nova PAC apontam para um pacote que seja mais adequado às necessidades dos 27 Estados-membros no setor da agricultura.

Nesse sentido, os Governos dos diversos países comunitários terão de apresentar os seus planos estratégicos para a aplicação dos objetivos definidos por Bruxelas, um intenso processo negocial em que sobressai a discussão dos fundos comunitários a atribuir a cada país.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.