Maria João Carioca deixa Bolsa de Lisboa e oficializa ida para a CGD

A presidente executiva da Bolsa de Lisboa renunciou ao cargo para integrar o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, informou esta terça-feira a Euronext em comunicado.

Esta terça-feira, a Euronext Lisboa enviou um comunicado a confirmar a saída de Maria João Carioca do cargo de presidente da Euronext Lisboa e membro do Managing Board da bolsa. A notícia foi avançada pelo “Jornal Económico“, na edição de sexta-feira, dia 9.

A Euronext corrobora a informação de que a ex-presidente apresentou a renúncia das suas funções, na sequência de um convite do Governo para integrar a gestão da Caixa. Em nota que veio hoje a público, a Euronex diz que o convite foi aceite, estando dependente de todas as aprovações regulatórias por parte das autoridades competentes”.

“É motivo de honra que a Maria João tenha sido selecionada para este novo papel para servir o seu país”, afirmou a CEO do Managing Board da Euronext. A porta-voz da bolsa europeia refere que vai continuar a investir no país, “onde está a instalar o seu Centro Tecnológico que deverá contar com cerca de 120 pessoas até ao final do ano”.

Stéphane Boujnah acrescenta que vão organizar a transição no início do próximo ano, trabalhando em conjunto com a ex-presidente da Euronext Lisboa.

Recorde-se que Maria João Carioca deu o ‘sim’ ao convite do ex-ministro da Saúde, após a demissão de António Domingues e a renúncia apresentada por seis administradores. A antiga líder da Bolsa iniciou funções a 1 de junho, substituindo no cargo Luís Laginha de Sousa. Na altura, Maria João Carioca estava de saída da comissão executiva da CGD, então liderada por José de Matos.

Recomendadas

Mercado Automóvel em Portugal cai 34,7% até setembro

Apesar do mercado automóvel ter caído entre janeiro e setembro, foram matriculados mais 12,8% automóveis no mês passado do que em período homólogo de 2021.

Medidas de apoio à inflação agravam endividamento das empresas e dinâmica inflacionista, alerta Fórum para a Competitividade

O think-tank critica as opções do Governo para o apoio a famílias e empresas face à subida generalizada de preços, sugerindo, ao invés, que haja uma dispensa do pagamento por conta no IRC, que o Estado pague as suas dívidas a fornecedores e que se acelere o investimento.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários