[weglot_switcher]

Maria Luís Albuquerque sobre o défice: “Nós tínhamos razão”

Ex-ministra das Finanças acredita que cumprimento das metas do défice não seria possível sem medidas extraordinárias do Governo.
  • Rafael Marchante/Reuters
28 Dezembro 2016, 13h41

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque não parece impressionada com o trabalho do Governo de António Costa no corte do défice e diz que o PSD tinha razão. O Governo não teria conseguido alcançar as metas a que se propôs se não fossem as medidas extraordinárias do perdão fiscal, afirmou esta quarta-feira a vice-presidente social-democrata.

“O que é manifesto é que sem estas duas medidas extraordinárias, o défice face ao ano passado não se reduziria. Basta depois somarmos os valores todos quando chegarmos ao fim”, referiu numa conferência de imprensa na sede nacional do PSD, em Lisboa. “E portanto não são medidas que constassem do orçamento original.”

“Correspondem de facto a um plano B e um plano C que prova que nós tínhamos razão, ou seja, o orçamento conformo foi apresentado se tivesse sido executado nunca permitiria alcançar as metas que prometia alcançar.” Maria Luís Albuquerque afirmou ainda que apesar de ser positivo que o Governo tenha cumprido a meta do défice, é importante que sejam implementadas medidas sustentáveis.

António Costa garantiu na semana passada que o Governo vai reduzir o défice público para abaixo de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, dos 4,4% de 2015 que incluíram a injeção no Banif, beneficiando de um crescimento económico de 1,2%, mas também de um corte na despesa corrente da administração pública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.