[weglot_switcher]

Marido da ministra é sócio de condenado por corrupção

O marido de Ana Abrunhosa é sócio do empresário chinês Zhu Xiaodong, sentenciado a três anos de prisão (com pena suspensa) por corrupção no caso dos “Vistos Gold”.
1 Outubro 2022, 09h44

Uma das empresas financiadas, a THVM – Thermalvet, pelo marido da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, tem como sócio um empresário chinês, Zhu Xiaodong, sentenciado a três anos de prisão (com pena suspensa) por corrupção no caso dos “Vistos Gold”, avançou o jornal digital “Página Um”.

A notícia sucede uma outra do Observador que dá conta que o marido da ministra da Coesão Territorial, o empresário António Trigueiros de Aragão, beneficiou de fundos comunitários depois de Ana Abrunhosa lhes deter tutela no Governo.

Na sexta-feira, o Chega considerou que Ana Abrunhosa “não tem condições” de continuar no cargo de ministra da Coesão devido à atribuição de fundos comunitários. “Já tínhamos dúvidas legais, já tínhamos certezas éticas, agora o Chega tem também certezas políticas. A senhora ministra da Coesão não tem condições de continuar a ser ministra”, defendeu André Ventura.

Por sua vez, o primeiro ministro, quando confrontado com a notícia dos financiamentos comunitários ao marido da ministra, António Costa respondeu contando que há cerca de um ano a ministra da Coesão lhe colocou o “problema de poder haver uma situação de conflito de interesses” e o primeiro-ministro recomendou o pedido de “parecer à secretária-geral da Presidência do Conselho de Ministros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.