Portugal vai ter um novo cartão de cidadão mais seguro, contactless e com um novo design. O anúncio foi feito este sábado pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, revela que o novo cartão será lançado a meio deste ano. “Vai estar no pelotão da frente” do melhor que se faz internacionalmente, em termos de segurança, frisa o responsável.
De acordo com Mário Campolargo, a substituição poderá ser feita à medida que os cartões atuais forem caducando. Em entrevista, o secretário de Estado sublinha ainda que a identificação desmaterializada caminha para a criação de uma carteira de identidade digital comum a todos os países da União Europeia.
Num outro tema, isto é, quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o responsável revela que, do investimento previsto de 3,7 mil milhões de euros para o digital, já foram executados 587 milhões de euros. Já sobre as alterações à tarifa social da internet, Mário Campolargo reconhece que a adesão é baixa, mas confirma que já recebeu um estudo da ANACOM sobre o assunto. Admite, assim, mudanças para alargar o universo de potenciais beneficiários.