Mário Centeno explica ao Eurogrupo como pretende alcançar metas

O Eurogrupo reúne pela última vez no ano, esta segunda-feira. O ministro das Finanças deverá explicar aos seus homólogos, em Bruxelas, de que forma o executivo pretende alcançar as metas orçamentais com que se comprometeu.

A agenda do Eurogrupo para hoje estabelece que os trabalhos vão começar com um debate sobre os projetos orçamentais para o próximo ano que os países da zona euro apresentaram a Bruxelas, que terá por base os pareceres adotados pela Comissão Europeia a 16 de novembro passado.

Um alto responsável do Eurogrupo indicou que a discussão centrar-se-á nos planos que o executivo comunitário identificou como estando em risco de incumprimento, devendo os ministros dos oito estados-membros abrangidos serem convidados a explicar como tencionam cumprir os objetivos do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Mário Centeno será um dos ministros convidados a explicar aos seus parceiros como tenciona o Governo português cumprir as metas. Conforme lembra a agência Lusa, Portugal foi um dos países cujo plano orçamental Bruxelas considerou acarretar riscos de incumprimento, juntamente com Bélgica, Chipre, Finlândia, Itália, Lituânia, Eslovénia e Espanha.

O caso português não é dos mais preocupantes para a Comissão, que no parecer adotado a 16 de novembro considerou que o esboço orçamental de Portugal “coloca um risco de incumprimento” tendo em conta as exigências para 2017 a que o país está obrigado”, mas assinalando que o desvio encontrado tem uma “margem muito estreita”.

Os trabalhos do fórum de ministros da zona euro, presidido por Jeroen Dijsselbloem, vão prosseguuir com um ponto da situação sobre a segunda avaliação do programa de ajustamento económico da Grécia, na sequência da missão de avaliação que teve lugar em meados de novembro, devendo o Eurogrupo abordar a questão do alívio da dívida grega.

Recomendadas

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).

Emirados Árabes Unidos vão fornecer à Alemanha gás liquefeito e gasóleo em 2022 e 2023

Segundo a agência noticiosa oficial dos Emirados, Wam, o acordo prevê a exportação de uma carga de gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha no final de 2022, seguida do fornecimento de quantidades adicionais em 2023.
Comentários