[weglot_switcher]

Mário Centeno: “Temos uma economia mais sólida”

O ministro das Finanças não esteve presente no Fórum Empresarial do Algarve mas deixou uma mensagem, indicando que considera que a economia portuguesa “está dotada de sólidos alicerces”.
  • Cristina Bernardo
19 Fevereiro 2017, 09h24

Na mensagem lida pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, o titular da pasta das Finanças justificou a sua ausência no encerramento no Fórum Empresarial com “um impedimento de última hora”.

No entanto, Mário Centeno fez questão de frisar que “temos uma economia mais sólida”. “O investimento cresceu no final de 2016 acima dos 3%, reforço que é fundamental para prosseguirmos em 2017 um crescimento sustentável”, apontou o ministro das Finanças numa mensagem enviada ao Fórum Empresarial do Algarve, em Vilamoura.

De acordo com o governante, a economia portuguesa “cresceu acima das estimativas existentes”, registando um valor de 1,9% entre dezembro de 2015 e o mesmo mês de 2016. “Resulta na maior taxa de variação homóloga de crescimento desde o segundo trimestre de 2010”, sublinhou.

Mário Centeno justificou a evolução registada no final do ano passado, com o apoio de “iniciativas concretas, como os programas Capitalizar, o Semente ou o Indústria 4.0, que estão ao serviço das empresas e da economia”, prevendo um contributo crescente do programa Portugal 2020.

O governante destacou também “a importância que o Governo coloca na internacionalização da economia”, indicando que as exportações tiveram um crescimento superior a 10% no final de 2016, devido ao empenho das empresas portuguesas”.

“Portugal vai, finalmente, sair do procedimento por défice excessivo, o que permitirá reforçar a confiança na nossa economia, tanto a nível nacional com o internacional e reforçar a nossa capacidade de investir em reformas que aumentem a nossa competitividade”, conclui a mensagem de Mário Centeno enviada aos empresários reunidos no Algarve.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.