[weglot_switcher]

Mário Ferreira. Oito buscas realizadas no Porto, Funchal e Malta

“As diligências visam a recolha de prova relacionada com a alienação de um ferry a uma sociedade com sede em Malta”, disse hoje o Ministério Público.
6 Julho 2022, 11h36

As buscas realizadas ao universo Mário Ferreira tiveram lugar em oito locais em Portugal e Malta, revela hoje o Ministério Público.

“No âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em que a investigação está a cargo da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE) da Autoridade Tributária e Aduaneira, realizam-se, hoje, oito buscas em sociedades, entre as quais sociedades de advogados”, segundo comunicado do DCIAP.

“Nas buscas, que decorrem em Portugal – mais concretamente no Funchal e no Porto – e em Malta, participam 2 magistrados judiciais, 5 magistrados do Ministério Público, 19 inspetores e peritos forenses da DSIFAE e 12 elementos da Unidade de Ação Fiscal da GNR”, esclarece o MP.

“As diligências visam a recolha de prova relacionada com a alienação de um ferry a uma sociedade com sede em Malta. Os factos em investigação são suscetíveis de constituir a prática dos crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento. A investigação prossegue sujeita a segredo de justiça”, segundo o comunicado hoje divulgado pelo DCIAP.

Em declarações aos jornalistas, o advogado da Douro Azul disse hoje esperar que “a verdade seja reposta”.

“Colaboramos sempre, já o fizemos no passado. Estamos dispostos a ajudar no que for necessário para que se possa repor a verdade”, afirmou hoje Nuno Bizarro, recusando dar mais detalhes, em declarações transmitidas pela “RTP3”.

O navio Atlântica foi vendido em setembro de 2014 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a uma empresa de Mário Ferreira por mais de oito milhões. Um ano depois, o mesmo navio foi vendido por 17 milhões por uma empresa de Mário Ferreira, então sediada em Malta, a uma empresa norueguesa, recorda o “CM”. Os ENVC tinham avaliado este navio em 29 milhões de euros em 2012.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.