PremiumMário Soares: “Democracia e liberdade são as palavras que mais aparecem, como um mote, um mantra”

Os muitos escritos deixados por Mário Soares, entre os quais se contam as cartas inéditas que figuram nesta edição do Et Cetera, permitem-nos construir uma imagem mais completa e mais complexa do antigo Presidente da República.

Entre livros, cartas, relatórios, crónicas e muitos outros escritos, Mário Soares deixou um espólio com cerca de três milhões de documentos. Parte desse acervo será partilhado na coleção “Obras de Mário Soares”, coordenada por José Manuel dos Santos, escritor e programador cultural que foi assessor do antigo Presidente da República e também de Jorge Sampaio.

Lançada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a coleção foi apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian e tem como ponto de partida a tese de licenciatura de Soares, quando jovem, sobre Teófilo Braga. O volume inclui notas de leitura de António Sérgio e cartas sobre a obra. Seguir-se-ão, nos próximos anos, novos livros e espera-se também uma exaustiva biografia, que ainda não foi feita.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumA oposição do outro lado da fronteira

Sviatlana Tsikhanouskaya, principal opositora ao presidente da Bielorrússia, que governa o país há quase três décadas, defende que “sem uma Ucrânia livre, não haverá liberdade para a Bielorrússia, e vice-versa”. Quer ser voz ativa na mudança e continuar a mobilizar os seus compatriotas e a comunidade internacional.

PremiumSapatos exclusivos inspirados em Miguel Guedes de Sousa

A Santoni e a Fashion Clinic acabam de lançar o modelo “Manota”, uma edição limitada concretizada em exclusivo pela marca de luxo de calçado italiano para a também luxuosa Fashion Clinic.

PremiumSérgio Conceição: um dragão a seus pés

É, provavelmente, o treinador mais imprescindível do FC Porto em 40 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa.
Comentários