[weglot_switcher]

Mário Soares está em coma profundo

Fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha diz que Soares está em estado muito crítico. Nova informação será dada amanhã às 12h00.
26 Dezembro 2016, 13h11

O ex-Presidente da República, Mário Soares, está em coma profundo, e em estado muito crítico, anunciou fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha.

“O Dr. Mário Soares está em estado de coma profundo”, disse José Barata, porta-voz da unidade hospitalar, adiantando que o antigo presidente vai continuar na unidade dos cuidados intensivos. “O presidente Mário Soares não reage a estímulos externos, continua a respirar normalmente sem nenhum apoio técnico mas o estado de consciência é grave. Houve um agravamento progressivo do estado de saúde… mantém-se em estado muito crítico”.

A situação clínica do fundador do PS tinha piorado subitamente no sábado, dois dias após ter sido transferido dos Cuidados Intensivos para uma unidade de internamento em regime reservado depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

A deterioração do estado de saúde de Mário Soares tinha levado o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a interromper a sua agenda no sábado para visitar o ex-líder socialista. Mais tarde, num evento no Barreiro, Marcelo frisou que os portugueses “estão todos muito gratos por aquilo que Mário Soares tem dado ao país”, colocando Soares entre as figuras que “marcaram e marcam a democracia portuguesa”.

Mário Soares tinha sido internado a 13 de dezembro, seis dias após completar 92 anos, para ser observado. As notícias nas horas seguintes informavam que Soares tinha perdido consciência, estava em estado crítico e com prognóstico reservado, antes de apresentar melhorias consideráveis a 15 de dezembro e recuperar consciência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.