Mário Soares está em coma profundo

Fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha diz que Soares está em estado muito crítico. Nova informação será dada amanhã às 12h00.

O ex-Presidente da República, Mário Soares, está em coma profundo, e em estado muito crítico, anunciou fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha.

“O Dr. Mário Soares está em estado de coma profundo”, disse José Barata, porta-voz da unidade hospitalar, adiantando que o antigo presidente vai continuar na unidade dos cuidados intensivos. “O presidente Mário Soares não reage a estímulos externos, continua a respirar normalmente sem nenhum apoio técnico mas o estado de consciência é grave. Houve um agravamento progressivo do estado de saúde… mantém-se em estado muito crítico”.

A situação clínica do fundador do PS tinha piorado subitamente no sábado, dois dias após ter sido transferido dos Cuidados Intensivos para uma unidade de internamento em regime reservado depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

A deterioração do estado de saúde de Mário Soares tinha levado o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a interromper a sua agenda no sábado para visitar o ex-líder socialista. Mais tarde, num evento no Barreiro, Marcelo frisou que os portugueses “estão todos muito gratos por aquilo que Mário Soares tem dado ao país”, colocando Soares entre as figuras que “marcaram e marcam a democracia portuguesa”.

Mário Soares tinha sido internado a 13 de dezembro, seis dias após completar 92 anos, para ser observado. As notícias nas horas seguintes informavam que Soares tinha perdido consciência, estava em estado crítico e com prognóstico reservado, antes de apresentar melhorias consideráveis a 15 de dezembro e recuperar consciência.

Relacionadas

Mário Soares com regressão “muito significativa” no estado de consciência

O ex-Presidente da República mantém-se na Unidade Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, sem receber visitas.

Mário Soares mantém-se em estado crítico e com prognóstico reservado

A situação clínica do ex-Presidente agravou-se subitamente esta manhã, e Mário Soares mantém-se em estado crítico e com prognóstico muito reservado.

Marcelo: “Estamos muito gratos a Mário Soares”

Referindo-se a Mário Soares, o presidente disse que “há figuras que marcaram e marcam a nossa democracia e o povo, os democratas, o povo em geral, está grato relativamente a essas figuras”.

Mário Soares em estado crítico e grave

A situação clínica do ex-Presidente Mário Soares agravou-se subitamente por volta das 11.00 horas, disse o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha onde o fundador do PS está internado.
Recomendadas

MAI diz que bombeiros vão cumprir apesar de discordarem de nova estrutura da proteção civil

Na reunião extraordinária do conselho nacional da LBP, foi aprovada a criação de zonas e sectores operacionais de bombeiros, prevendo-se que as federações, no prazo de 15 dias, apresentem ao conselho executivo da Liga uma proposta de metodologia de organização das zonas e dos sectores operacionais.

Vitor Ramalho confessa ter deixado o PS em 2012 em rutura com António Seguro

O ex-dirigente socialista lembra que a disponibilidade manifestada por António Costa para se candidatar a secretário-geral do PS só aconteceu depois, em 2014, após as eleições para o Parlamento Europeu.

Aeroporto: Jerónimo de Sousa acusa PS e PSD de adiarem decisão de localização

“PS e PSD estão a tentar entender-se para um novo adiamento da construção do novo aeroporto”, afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma visita a uma exploração agrícola na Lourinhã, no distrito de Lisboa.
Comentários