Marktest revela qual o programa com maior retorno para as marcas em 2014

O Preço Certo, da RTP1, foi o programa com maior retorno para as marcas em 2014, enquanto a TVI liderou no segmento de canais, revela hoje o serviço Soft Sponsoring Report da MediaMonitor, do Grupo Marktest. Este serviço avalia novos formatos de publicidade em programas de entretenimento e recolhe e analisa a exposição de marcas […]

O Preço Certo, da RTP1, foi o programa com maior retorno para as marcas em 2014, enquanto a TVI liderou no segmento de canais, revela hoje o serviço Soft Sponsoring Report da MediaMonitor, do Grupo Marktest.

Este serviço avalia novos formatos de publicidade em programas de entretenimento e recolhe e analisa a exposição de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher.

No ano passado, a marca com mais retorno foi o Continente e o programa foi o Preço Certo, adianta o relatório.

Em 2014 “observámos que a utilização deste formato de publicidade [‘soft sponsoring’] por parte das marcas aumentou significativamente bem como a necessidade da sua análise, permitindo às marcas uma aproximação diferente da tradicional, no que respeita à publicidade para os consumidores”, referem.

Durante o ano passado, foram registadas 414.964 exposições de marcas em programas de televisão, correspondentes a mais de 821 horas de duração, o que representou 288,6 milhões de euros.

“No total, foram recolhidas 2.678 marcas com exposição” no ano passado, adianta a MediaMonitor.

Por programas, o Preço Certo ficou em primeiro lugar, com um retorno para as marcas presentes de 37,4 milhões de euros, seguido do Factor X, com 23,6 milhões de euros, do Querido Mudei a Casa (22,3 milhões de euros), a novela Belmonte (12,4 milhões de euros) e Você na TV! (10,9 milhões de euros).

“A nível de canais, o canal que gerou mais retorno para as marcas em 2014 foi a TVI, com mais de 98 milhões de euros a preços de tabela e quase 52 horas de exposição”, adianta o relatório.

Em segundo lugar ficou a RTP1, com 96,1 milhões de euros e 80 horas de exposição, seguida da SIC (55,6 milhões de euros), da SIC Mulher (23,9 milhões de euros), SIC Radical (11,1 milhões de euros) e a RTP2 (3,3 milhões de euros).

Por marcas, o Continente liderou o segmento, com um retorno de 23,9 milhões de euros e mais de 20 horas de exposição, seguida da Ola (12,6 milhões de euros), Coca Cola (12,2 milhões de euros), OLX (10,9 milhões de euros) e a Leroy Merlin (8m8 milhões de euros).

“A tendência de 2014 foi a crescente presença de marcas de automóveis, que ocupam sete lugares no top 50 de marcas”, refere a MediaMonitor, acrescentando que a análise foi feita com base nos dados de Soft Sponsoring entre 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

OJE/Lusa

Recomendadas

TAP paga mais de 50% por aviões que companhias candidatas à privatização

TAP pagou 603,6 milhões de euros em leasing de aeronaves no ano passado. Cada avião custou 7,64 milhões de euros, mais 2,2 milhões que em 2019.

PremiumFidelidade desiste da Liberty. Generali, Allianz e Zurich avançam

Foram entregues as propostas vinculativas para a Liberty Europa esta quarta-feira. As grandes companhias internacionais mantêm-se na competição. A portuguesa Fidelidade não entregou proposta.

BEI dá “empréstimo verde” de 450 milhões para apoiar plano da REN de extensão da rede de transporte de eletricidade

A cerimónia de assinatura decorreu hoje em Lisboa, onde o Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e o CEO da REN, Rodrigo Costa, sublinharam o significado dos 450 milhões de euros destinados a financiar a modernização global e o aumento da capacidade da rede de transporte de eletricidade em Portugal.