[weglot_switcher]

Marques Mendes: apoio do PSD a Cristas é mau para o partido e para a líder do CDS

Segundo o comentador, o PSD está e negociar com o CDS uma moeda de troca, que implica que o CDS retire o apoio a Rui Moreira no Porto.
18 Dezembro 2016, 21h41

Marques Mendes considera que um eventual apoio do PSD à candidatura de Assunção Cristas à câmara de Lisboa é “mau” para o partido de Passos Coelho e um “presente envenenado” para a presidente do CDS.

No comentário desta noite na SIC, Marques Mendes começou por dizer que o PSD está a equacionar a hipótese de negociar com o CDS “duas coisas e não apenas uma”. São elas “o apoio a Assunção Cristas a Lisboa e,em contrapartida, que o CDS retire ou desista do apoio a Rui Moreira no Porto e passe a apoiar o candidato do PSD à câmara do Porto. Seria uma espécie de moeda de troca”, acrescentou.

Porém, o comentador considera que essa moeda de troca é uma hipótese “muito difícil” de concretizar. “Apoiar Assunção Cristas não me parece difícil. Agora, apoiar com a contrapartida do Porto parece-me quase impossível”, defendeu o comentador.

Se o PSD decidir apoiar Cristas sem qualquer tipo de contrapartida, “é mau para o PSD e para Passos Coelho”. E porquê? “Porque nesta altura do campeonato apoiar Assunção Cristas é visto como um ato de rendição. Dá uma imagem de fraqueza externa e pode gerar muitas divisões internas”, sublinhou Marques Mendes.

Além disso, “é um presente envenenado para Assunção Cristas. Porque se ela ganhar com o apoio do PSD dir-se-á que o mérito não é de Assunção Cristas mas do apoio do PSD. Se ela perder, vai ser criticada porque com o apoio do PSD ela já está “obrigada” a ganhar”, disse.

Dessa forma, segundo o comentador, a líder do CDS “não vai conseguir o objetivo” da sua candidatura: “Ela não quer propriamente ser presidente da câmara. Ela quer é contar votos e tentar mostrar de hoje para amanhã que vale mais do que vale o CDS”, rematou Marques Mendes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.