Marques Mendes considera “infeliz” associação política feita por Rui Rio à detenção de Rendeiro

O antigo deputado recordou que o líder do PSD “desancou no Governo” na campanha das legislativas de 2019 que coincidiram com a decisão do caso Tancos. “Aí não se lembrou de chamar a atenção que o calendário político estava ajudar a oposição”.

Marques Mendes deixou críticas a Rui Rio depois do líder do Partido Social Democrata (PSD) ter utilizado a sua conta da rede social Twitter para associar a pressões políticas motivadas pelas Eleições Legislativas de janeiro a detenção de João Rendeiro.

“Acho que Rui Rio foi muito infeliz, injusto e não tem grande autoridade para fazer esta crítica. Primeiro foi muito infeliz por que é de quem não percebe que os tempos da justiça são diferentes dos tempos da política. Segundo, foi terrivelmente injusto porque esta operação da Polícia Judiciária foi desencadeada antes da dissolução do Parlamento e da crise política”, afirmou Marques Mendes no seu espaço de comentário da atualidade na SIC.

O antigo deputado realçou que antes desse momento de crise política, a Polícia Judiciária pediu à sua congénere sul africana pressa na movimentação do processo de detenção do ex-banqueiro.

“Segundo a lógica de Rui Rio, agora a Polícia Judiciária dizia à sua congénere sul africana: olhem nós temos eleições à porta, nós tínhamos pedido pressa, mas aguardem um bocadinho só para depois das eleições. Os sul africanos viravam-se para as autoridades portuguesas e diziam, então mas vocês queriam pressa e agora querem adiar, vocês não estão bons da cabeça. Isto é a falta de senso no comentário de Rui Rio”, sublinhou Marques Mendes.

De resto, Marques Mendes reforçou ainda que Rui Rio não tem autoridade para falar em matéria de calendário da justiça. “Em 2019, em plena campanha das legislativas veio a público uma decisão judicial contra o ex-ministro Azeredo Lopes, no caso Tancos e Rui Rio não teve problemas e desancou no Governo de cima abaixo. Aí não se lembrou de chamar a atenção que o calendário político estava ajudar a oposição e a complicar a vida ao Governo”, salientou.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Paciência zero para a política Covid zero na China. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A política de Covid zero começa a fazer mossa na China com o confinamento de centenas de milhões de pessoas a desencadear protestos pouco comuns na presidência de Xi Jinping. Os incidentes diplomáticos no Qatar e a perseguição aos curdos por parte de Erdogan serão também temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa.

António Costa e a maldição do sete. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Comentários