[weglot_switcher]

Marques Mendes critica ministro das Finanças por se “oferecer” para presidir ao Eurogrupo

O comentador considera que Mário Centeno se deslumbrou e que está a fazer uma “campanha interna” de “auto-promoção”.
28 Maio 2017, 21h49

O comentador Luís Marques Mendes considera que existe uma oportunidade para o ministro das Finanças vir a presidir ao Eurogrupo, mas criticou-o, considerando que Mário Centeno se está a oferecer para o cargo.

No seu espaço de comentário no Jornal da Noite da estação de televisão SIC, Marques Mendes acredita que existe uma “janela de oportunidade” para que possa ser português o presidente do grupo que reúne os ministros das Finanças da zona euro.

Primeiro, porque Centeno “tem boa imagem no exterior”, depois, porque o próximo presidente do Eurogrupo deverá ser socialista, dado que o Partido Popular Europeu já tem uma expressão demasiado vincada nas organizações europeias.

Para Marques Mendes, o único que satisfaria estas condições seria o ministro italiano das Finanças, mas “Itália já tem muitos cargos europeus”, o que dificultaria a escolha.

Independentemente, diz que nada será decidido antes das eleições alemãs.

No entanto, Marques Mendes critica Mário Centeno, dizendo que o ministro pretende mesmo presidir ao Eurogrupo e considerando que a manifestação dessa possibilidade resulta de uma campanha de “auto-promoção”, com um âmbito “meramente interno”.

“Até é um bocadinho ridículo, estar assim a oferecer-se”, disse, acrescentando que se trata de um caso de “deslumbramento de um ministro”, que devia “ter mais humildade”.

Discordou, também, da circunstância de ter um ministro das Finanças “em part time”, acumulando com a presidência do Eurogrupo.

O comentado falou, também, sobre as eleições para a Câmara Municipal do Porto, considerando que Rui Moreira, que concorre como independente, será reeleito e que o que resta saber é se o fará com maioria absoluta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.