[weglot_switcher]

Marques Mendes diz que proposta dos chineses para o Novo Banco é a mais forte

O comentador disse que no entanto “a qualidade do acionista tem de ser avaliada pelo regulador”, referindo-se ao BCE.
  • Flickr PSD
4 Dezembro 2016, 21h42

“Neste momento estão a decorrer negociações com os vários candidatos”  diz Luis Marques Mendes sobre o Novo Banco no seu habitual comentário semanal na SIC.

“Na prática BCP e BPI são dois concorrentes que estão fora da corrida. As suas propostas não vão contar para a decisão final.”, diz o comentador.

“Segundo estão os fundos (Apollo/Centerbridge e Lone Star) que não terão propostas muito competitivas, para vencer”, revela Marques Mendes.

Por fim, diz o comentador, “a proposta dos chineses que é uma proposta diferente, parece ser a mais forte e a mais competitiva”, referindo-se à proposta do China Minsheng Financial, que se apresenta como cornerstone investor.

“Mas as negociações estão ainda a decorrer, a decisão será tomada até ao fim do ano”, refere lembrando que a qualidade do acionista tem de ser avaliada pelo regulador.

A China Minsheng Financial é uma sociedade de serviços financeiros constituída há  dois anos e com sede em Hong Kong.

Luís Marques Mendes falou também de Paulo Macedo no novo banco, dizendo que considera ser “uma boa escolha”. “Se tivesse sido a primeira escolha tinha-se ganho tempo”, diz.

Marques Mendes diz que Paulo Macedo “tem mais mundo e mais capacidade de liderança que António Domingues”. O comentador lembra que Paulo Macedo tem experiência de liderança  (Ministério da saúde e Autoridade Tributária) e que António Domingues sempre foi número dois.

“Paulo Macedo está mais habituado a gerir situações difíceis e complexas”, diz Marques Mendes. “Todos os sítios por onde passa de um modo geral faz bem”, acrescenta.

Sobre António Domingues e a sua gestão da CGD o comentador não se alargou no comentário citando apenas o provérbio popular “o que nasce torto tarde ou nunca se endireita”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.