[weglot_switcher]

Marta Temido diz que é preciso “não confundir celebrantes com peregrinos” nas celebrações do 13 de maio

A ministra da Saúde diz que o governo está disponível para apoiar a Igreja na definição de regras específicas para as celebrações do 13 de maio, em Fátima. A governante referiu no passado sábado que as celebrações eram uma possibilidade “desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias”. O santuário de Fátima referiu, este domingo, que foi apanhado de surpresa pelas declarações do governo.
  • REUTERS/Rafael Marchante
3 Maio 2020, 15h24

A ministra da Saúde, Marta Temido, sobre as celebrações do 13 de maio, no santuário de Fátima, disse que é preciso não confundir celebrantes com peregrinos, e que o Governo está disponível para apoiar a Igreja na definição de regras específicas para as celebrações, durante a atualização do boletim epidemiológico sobre o coronavírus covid-19 no país, que decorreu na Direcção-Geral de Saúde (DGS).

De referir que a governante tinha dito, numa entrevista à SIC, no passado sábado, que as celebrações do 13 de maio, em Fátima, são uma possibilidade, desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias.

“Se essa for a opção de quem organiza as celebrações, de organizar uma celebração do 13 de maio onde possam estar várias pessoas, desde que sejam respeitadas as regras sanitárias, isso é uma possibilidade”, reforçou.

Neste domingo o santuário de Fátima referiu que “foi apanhado de surpresa” pelas declarações do Governo” e que “está a reunir todos os elementos para tomar uma posição” sobre as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio em Fátima.

Em 06 de abril, o Santuário de Fátima anunciou que a Peregrinação Internacional Aniversária de maio será este ano celebrada sem a presença física de peregrinos, devido à Covid-19, mas que se mantêm as principais celebrações.

Apesar de esta peregrinação não poder ser vivida nos moldes habituais, vão realizar-se “as principais celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que serão presididas pelo cardeal D. António Marto e transmitidas pelos meios de comunicação social e digital”, explicou.

O Conselho Nacional do Santuário de Fátima vai reunir-se para “tomar uma posição sobre as celebrações”, adiantou à agência Lusa a mesma fonte, sem indicar qualquer data.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1588429097741&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.