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Martifer reduz dívida para 207 milhões de euros

Reforço da carteira de encomendas da empresa nos setores da construção metálica e da indústria naval são uma das apostas da empresa para a segunda metade deste ano.
28 Agosto 2017, 18h32

A Martifer encerrou o primeiro semestre deste ano com uma dívida líquida de 207 milhões de euros. Esse montante representa uma redução de 29 milhões de euros face ao final do exercício de 2016 e cerca de 129 milhões de euros em comparação com o final de dezembro de 2013.

Segundo a administração da empresa, uma das metas a prosseguir nos próximos meses vai continuar a ser esta, ou seja, “reduzir o endividamento através da alienação de ativos ‘não core'”.

Esta redução da dívida líquida da Martifer resultada do processo de implementação do plano estratégico da empresa e, consequentemente, da concretização do acordo de reestruturação financeira, assim como da implementação de um plano de ativos ‘não-core’ e da melhoria da ‘performance’ do fundo de maneio do grupo.

Mesmo com esta redução de dívida, a Martifer encerrou o primeiro trimestre deste ano com um ativo de 395,5 milhões de euros, enquanto o valor dos ativos totalizava apenas 203 milhões de euros.

Na primeira metade deste ano, os proveitos operacionais da Martifer ascenderam a 96,5 milhões de euros, uma quebra de 10% face ao período homólogo.

O EBITDA foi positivo em três milhões de euros, assim como o resultado líquido, na ordem dos 5,7 milhões de euros, o que compara com perdas de 3,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado.

A carteira de encomendas da Martifer no segmento da construção metálica e da indústria naval regista um crescimento de 22% em comparação com o final do ano passado, para 292 milhões de euros, sendo que a área naval representou 34% desse montante.

Reforçar a carteira da empresa nos segmentos da construção metálica e indústria naval é outra das metas da administração da Martifer, sendo de sublinhar que já depois de terminado o primeiro semestre deste ano, a empresa ganhou dois novos projetos para a construção naval (construção de um navio-hotel para o Douro, encomendado pela Douro Azul à West Sea, e construção de um cruzeiro de luxo para navegar na Antártida, pela Mystic Cruises à mesma participada da Martifer) e um outro, no valor de 45 milhões de e4ros, para o fornecimento e montagem de uma estrutura metálica para o aeroporto internacional de Genebra (ala oeste).

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