Martin Schulz aconselha Tsipras a deixar retórica anti-Alemanha

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que pare de recriminar a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmando que a retórica antigermânica é de “vistas curtas”, segundo uma entrevista publicada hoje. Ao jornal alemão Die Welt, Schulz disse ter transmitido esse conselho a Tsipras no encontro que manteve com […]

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, pediu ao novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que pare de recriminar a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmando que a retórica antigermânica é de “vistas curtas”, segundo uma entrevista publicada hoje.

Ao jornal alemão Die Welt, Schulz disse ter transmitido esse conselho a Tsipras no encontro que manteve com ele na semana passada em Atenas.

“Recomendei-lhe insistentemente que se desarme no plano verbal. Isso não lhe traz nada”, disse.

“Seria avisado Tsipras parar com os ataques contra Angela Merkel”, acrescentou, frisando que vai ser o governo alemão, entre outros, que vai acabar por ajudar a Grécia.

Após as eleições gregas de domingo, vencidas pelo Syriza de Tsipras, a Alemanha reiterou esperar que Atenas cumpra os compromissos em matéria de reformas económicas e fiscais e, numa entrevista divulgada no sábado, Merkel, cujo governo é o maior credor da Grécia na União Europeia (UE), afastou a possibilidade de um novo perdão de dívida.

Martin Schulz, que foi o primeiro responsável europeu recebido pelo novo primeiro-ministro grego, disse ainda que os alemães não são o único povo que vê com ceticismo os atuais desenvolvimentos na Grécia e que toda a UE se questiona.

“Criticar os alemães pode agradar a alguns, mas é de vistas curtas e não leva a nenhum avanço”, disse.

OJE/Lusa

Recomendadas

Estados Unidos e Canadá devem chegar a acordo para rejeitar asilo a quem atravesse a fronteira de forma ilegal

O objetivo passa por limitar o fluxo de migrantes em Roxham Road, um local de travessia não oficial entre Nova Iorque e o Quebec.

Ucrânia. Rússia ataca cidade natal de Zelensky com “drones kamikaze”

Na plataforma de mensagens Telegram, Oleksandr Vilkul escreveu que “o inimigo lançou um ataque maciço contra Kryvyi Rih com drones [aparelhos aéreos não tripulados] kamikaze”, de fabrico iraniano.

Marcelo diz que República Dominicana avançou ideias “muito concretas” para “parceria com Portugal”

“Na República Dominicana nós encontrámos hoje um Presidente e um Governo – e estavam lá dois terços do Governo, e falou governante por governante, pasta por pasta – que tinham o trabalho feito, sabiam em pormenor o que queriam de Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no fim da visita oficial de um dia, realizada na quinta-feira, a primeira de um chefe de Estado português a este país das Caraíbas.