[weglot_switcher]

“Masculinidade tóxica em direto”. Deputada Isabel Moreira critica agressão de Will Smith

“Num evento público, Will Smith cometeu um crime, voltou para o lugar , não foi retirado dali, não veio segurança , não veio polícia , tudo “normal” e ainda fez o discurso “é que eu sou protetor””, criticou a deputada.
  • Isabel Moreira na Assembleia
29 Março 2022, 15h08

Isabel Moreira deixou críticas à agressão do ator Will Smith ao comediante Chris Rock durante a cerimónia de entrega dos Óscares em Hollywood, Califórnia, na madrugada de segunda-feira.

“A melhor forma de reagir a uma piada cruel e, portanto, sem graça , é não rir . É o silêncio. A violência de Will Smith foi mais um caso de masculinidade tóxica em direto”, escreveu a deputada socialista nas redes sociais.

“Felizmente há muita gente a dizer o óbvio. Num evento público, Will Smith cometeu um crime, voltou para o lugar , não foi retirado dali, não veio segurança , não veio polícia , tudo “normal” e ainda fez o discurso “é que eu sou protetor””, acrescentou a deputada noutra publicação.

Will Smith agrediu Chris Rock em plena cerimónia dos Óscares. O ator não gostou de uma piada que visou a sua mulher – Jada Pinkett Smith -, subiu ao palco e deu uma chapada ao comediante que apresentava a cerimónia dos Óscars.

“Jada, adoro. Mal espero para te ver em GI Jane 2”, disse o comediante, referindo-se à alopecia de que sofre a atriz, condição que provoca a queda de cabelo, e ao filme em que atriz Demi Moore interpreta uma mulher soldado e rapa o cabelo.

De seguida, ouve-se o comediante a dizer “ok, vou me embora”, numa altura em que o ator já subia ao palco, tendo acabado por lhe dar uma chapada. “Will Smith acabou de me agredir”, disse Chris Rock.

“Tira o nome da minha mulher da tua boca”, disse Will Smith, já de volta ao seu lugar na primeira fila.

“Foi uma piada com a GI Jane”, respondeu Chis Rock. “Tira o nome da minha esposa da tua boca”, repetiu Will Smith.

“Ok. Esta foi a maior noite da historia da televisão”, repetiu o comediante.

Will Smith acabaria por ganhar o Óscar de Melhor Ator pelo seu desempenho no filme “King Richard”, onde interpreta Richard Williams, o pai das tenistas Venus e Serena Williams. Com este prémio, bateu Javier Bardem, por (Being The Ricardos), Benedict Cumberbacth, (O Poder do Cão), Andrew Garfield, (Tick, Tick… Boom), Will Smith, e Denzel Washington, por (The Tragedy of Macbeth).

Depois de inicialmente ter rejeitado fazer qualquer pedidos de desculpas, nem durante o discurso de aceitação do Óscar, nem depois do evento, o ator decidiu pedir desculpas 24 horas depois da agressão numa publicação no Instagram.

“A violência, em todas as suas formas, é venenosa e destrutiva. O meu comportamento de ontem à noite nos Prémios da Academia foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas são parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica da Jada foi demasiado para eu aguentar e reagi emocionalmente”, escreveu Smith numa publicação no Instagram.

“Gostaria de fazer um pedido de desculpas público a ti, Chris. Estive fora do meu lugar e estava errado. Estou envergonhado e as minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para a violência num mundo com amor e bondade”, continuou o ator.

De acordo com amigos do humorista, Chris Rock não sabia que Pinkett Smith tinha sido diagnosticada com alopecia. “O Chris não tem um único osso malicioso no seu corpo”, cita o “TMZ”.

A Academia já veio a público condenar a agressão. “A Academia condena as ações do senhor Smith na noite de ontem. Iniciámos oficialmente uma análise formal em redor do incidente e vamos explorar outras ações e consequências de acordo com os nossos padrões de conduta”, cita a “Vanity Fair”.

Esta foi a primeira vez que houve uma cena de violência na cerimónia, segundo uma bibliotecária da Academia, citada pela Vanity Fair.

Nos bastidores, Chris Rock minimizou a agressão, segundo a revista norte-americana. “Esta foi a única vez em que alguém foi agredido pelo Muhammad Ali e não ficou nem com um arranhão”, disse o comediante, em referência ao papel interpretado por Will Smith do lendário boxer.

Apesar da agressão, o comediante rejeitou apresentar uma queixa contra o ator, segundo a polícia de Los Angeles (LAPD). “As entidades investigativas da LAPD estão conscientes de um incidente entre dois indivíduos durante o programa dos Óscares. O incidente envolveu um individuo que esbofeteou outro, segundo um relatório. Se a parte envolvida deseja um relatório policial mais tarde, a LAPD vai estar disponível para completar um relatório de investigação”, segundo a “Variety”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.