Matosinhos recebe encontro internacional sobre economia do mar

Reunião conta com a presença de parceiros da Grécia, Bulgária, Espanha, Bélgica, Roménia e Itália.

DR

De 27 a 29 de janeiro, de hoje até quarta-feria próxima, no âmbito do BluAct, Matosinhos recebe um encontro internacional sobre economia azul, ligada ao mar, uma reunião conta com a presença de parceiros da Grécia, Bulgária, Espanha, Bélgica, Roménia e Itália.

“Após a apresentação pública do BluAct – concurso de empreendedorismo que pretende estimular a economia azul de forma sustentável –, a Câmara Municipal de Matosinhos prepara-se para o encontro internacional que conta com a presença das restantes cidades parceiras da iniciativa”, destaca um comunicado da autarquia.

Desta forma, Matosinhos vai receber a partir de hoje, dia 27 de janeiro, representantes de Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália), “que se reúnem para partilhar e refletir sobre as melhores práticas relacionadas com a economia do mar, assim como para abordar os principais desafios desta área e encontrar possíveis soluções”.

“O programa da reunião internacional contempla momentos de monitorização e avaliação de estruturas para o trabalho no BluAct, apresentações e exemplos de edições anteriores e, ainda, visitas de estudo ao CEiiA e ao CIIMAR, centros interdisciplinares de pesquisa marinha e ambiental. Além dos representantes das sete cidades portuárias integrantes da rede BluAct, o encontro conta com a presença de Adele Bucella, ‘head of programmes’ do Urbact, entidade que financia o programa e que ajuda as cidades a desenvolver soluções sustentáveis, integrando os temas económicos, sociais e ambientais”, revela o referido comunicado.

A Câmara de Matosinhos recorda que “o projeto BluAct segue o exemplo da cidade de Piraeus, que implementou um concurso para apoiar o empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia azul”.

“Todos aqueles que possuam projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio ou empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, poderão inscrever-se, até 9 de fevereiro, na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos”, adianta o referido comunicado, acrescentando que as inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário ‘online’ disponível no ‘site’ oficial da autarquia.

Recomendadas

Governo diz ter pago um milhão de euros anuais entre 2020 e 2022 em ajudas à produção

A ministra da Agricultura disse hoje que o Governo pagou 1.000 milhões de euros anuais, entre 2020 e 2022, em ajudas à produção, notando que os valores não cobrem a perda de rendimento, mas ajudam a mitigar o impacto.

CAP: Esforço dos agricultores “não é percebido nem pelo Governo, nem pelo Ministério”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, diz que o sector agrícola saiu tanto ou mais prejudicado que o sector empresarial da adjudicação do PRR. “Somos um país pobre a perder competitividade”, considera.

Parlamento aprova audição da ministra da Agricultura

O parlamento aprovou hoje a audição da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, depois da polémica envolvendo a ex-secretária de Estado da Agricultura Carla Alves, que se demitiu depois da notícia do arresto de várias contas bancárias.
Comentários