[weglot_switcher]

Matosinhos recebe encontro internacional sobre economia do mar

Reunião conta com a presença de parceiros da Grécia, Bulgária, Espanha, Bélgica, Roménia e Itália.
  • DR
27 Janeiro 2020, 07h53

De 27 a 29 de janeiro, de hoje até quarta-feria próxima, no âmbito do BluAct, Matosinhos recebe um encontro internacional sobre economia azul, ligada ao mar, uma reunião conta com a presença de parceiros da Grécia, Bulgária, Espanha, Bélgica, Roménia e Itália.

“Após a apresentação pública do BluAct – concurso de empreendedorismo que pretende estimular a economia azul de forma sustentável –, a Câmara Municipal de Matosinhos prepara-se para o encontro internacional que conta com a presença das restantes cidades parceiras da iniciativa”, destaca um comunicado da autarquia.

Desta forma, Matosinhos vai receber a partir de hoje, dia 27 de janeiro, representantes de Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália), “que se reúnem para partilhar e refletir sobre as melhores práticas relacionadas com a economia do mar, assim como para abordar os principais desafios desta área e encontrar possíveis soluções”.

“O programa da reunião internacional contempla momentos de monitorização e avaliação de estruturas para o trabalho no BluAct, apresentações e exemplos de edições anteriores e, ainda, visitas de estudo ao CEiiA e ao CIIMAR, centros interdisciplinares de pesquisa marinha e ambiental. Além dos representantes das sete cidades portuárias integrantes da rede BluAct, o encontro conta com a presença de Adele Bucella, ‘head of programmes’ do Urbact, entidade que financia o programa e que ajuda as cidades a desenvolver soluções sustentáveis, integrando os temas económicos, sociais e ambientais”, revela o referido comunicado.

A Câmara de Matosinhos recorda que “o projeto BluAct segue o exemplo da cidade de Piraeus, que implementou um concurso para apoiar o empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia azul”.

“Todos aqueles que possuam projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio ou empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, poderão inscrever-se, até 9 de fevereiro, na iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos”, adianta o referido comunicado, acrescentando que as inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário ‘online’ disponível no ‘site’ oficial da autarquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.