[weglot_switcher]

Mattis duvida das capacidades da Coreia do Norte para atacar os EUA

No final de novembro Kim Jong-un garantiu que os mísseis norte-coreanos podiam atacar qualquer lugar nos EUA, mas o secretário da Defesa do país afirmou que não tem provas que o confirmem.
  • KCNA/via REUTERS
16 Dezembro 2017, 14h57

O secretário da Defesa dos Estados Unidos disse que não acredita que os mísseis balísticos da Coreia do Norte tenham alcance intercontinental, como o país alega. Num briefing com os jornalistas, James Mattis afirmou duvidar das capacidades do regime de Pyongyang conseguir atingir os EUA.

A Coreia do Norte “ainda não se mostrou capaz de ser uma ameaça para nós”, afirmou Mattis, citado pela CNN. “Ainda estamos a fazer exames forenses. A análise forense demora algum tempo”.

O último teste nuclear realizado pela Coreia do Norte aconteceu a 28 de novembro, mas foi o míssil lançado com maior alcance de sempre. O regime de Kim Jong-un não só se gabou do teste, como garantiu que o novo Hwasong-15 teria capacidades de atingir qualquer local no território dos Estados Unidos.

No entanto, especialistas em defesa notaram que os testes são realizados com lançamentos verticais, em vez de em arco, como seria a trajetória standard de um míssil e que poderá levar a um alcance diferente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.