[weglot_switcher]

Mau tempo: Circulação de comboios na Linha do Douro restabelecida

A CP informou na sexta-feira que irá conceder reembolsos aos clientes que tenham comprado bilhetes e pretendam desistir da viagem, devido às perturbações previstas por causa do mau tempo.
  • Cristina Bernardo
21 Dezembro 2019, 16h30

A circulação de comboios na Linha do Douro entre Vila Meã e Livração e entre Pinhão e Régua foi restabelecida, após remoção das árvores que tinham caído devido ao mau tempo, informou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo informação anterior, a circulação de comboios entre Vila Meã e Livração tinha sido suspensa pelas 12:35 devido à queda de um eucalipto sobre o sistema de alimentação de energia elétrica (catenária), afetando as ligações nos urbanos do Porto e linha do Douro.

à Lusa, fonte oficial da CP – Comboios de Portugal confirmou que os comboios já estão a circular desde as 14:50, após terem sido removidas as duas árvores.

A circulação dos comboios suburbanos de Coimbra foi também hoje suspensa devido à subida do nível da água.

Segundo a fonte da empresa gestora da rede ferroviária, “as linhas da estação de Alfarelos encontram-se inundadas”, tendo sido suspensa a circulação de comboios suburbanos de Coimbra em todo o trajeto, entre Coimbra e Figueira da Foz.

As inundações do troço entre Alfarelos e Ameal Sul, devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego, é também a causa da suspensão da circulação ferroviária na Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto.

A linha da Beira Alta foi também cortada, depois de ao início da noite de sexta-feira um comboio Intercidades ter embatido numa pedra que provocou o descarrilamento da locomotiva ao quilómetro 148, entre Fornos de Algodres e Gouveia.

Na linha do Vouga, a circulação foi também suspensa entre Sernada do Vouga e Aveiro-Vouga, devido a desguarnecimento da via entre Macinhata e Sernada e a circulação no troço entre Eixo e Eirol devido a inundação de via.

A CP informou na sexta-feira que irá conceder reembolsos aos clientes que tenham comprado bilhetes e pretendam desistir da viagem, devido às perturbações previstas por causa do mau tempo.

Os fortes efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos, um desaparecido e deixaram 144 pessoas desalojadas, registando-se 9.500 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou hoje o impacto da depressão Fabien, provocou condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

No balanço realizado às 13:00 de hoje, a Proteção Civil indicou que a situação no rio Mondego é a mais preocupante, estando a decorrer evacuações para prevenir os efeitos de eventuais cedências de diques.

O IPMA já havia alertado para os efeitos da depressão Fabien, em especial no Norte e no Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 140 km/hora nas terras altas.

Prevê-se que estes efeitos vão diminuindo e que se registe uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de domingo em aviso vermelho, devido à agitação marítima, a que se soma Vila Real, por causa de fortes rajadas de vento, que podem atingir 140 quilómetros/hora.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.