Mau tempo: Depressão causa inundações na ilha açoriana de São Miguel

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) elevou para laranja (segundo mais grave) o aviso relativo à possibilidade de precipitação forte nas ilhas do grupo central dos Açores, durante o dia de hoje.

A depressão associada a uma superfície frontal que está a afetar os Açores provocou hoje três inundações, danos em viaturas e estradas na freguesia dos Arrifes, em São Miguel, disse à Lusa o presidente de junta.

Eusébio Massa referiu que foram atingidas pelas fortes chuvas duas habitações e uma loja na freguesia do concelho de Ponta Delgada, tendo sido arrastadas pela força das águas cinco viaturas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada informou, entretanto, que a forte chuva que se fez sentir levou ao encerramento de várias ruas devido ao piso de alcatrão ter cedido à pressão da água.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) elevou para laranja (segundo mais grave) o aviso relativo à possibilidade de precipitação forte nas ilhas do grupo central dos Açores, durante o dia de hoje.

As ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) estão sob “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas”, de forma mais intensa durante a manhã e o início da tarde.

O IPMA já tinha emitido um aviso amarelo (terceiro mais grave) para os grupos central e oriental (São Miguel e Santa Maria).

As ilhas do grupo central estão sob aviso laranja, passando novamente a amarelo entre as 15:00 e as 18:00.

Já as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão sob aviso amarelo, devido à possibilidade de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas”, até às 21:00 de hoje.

O IPMA colocou também as ilhas do grupo oriental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, até às 21:00.

Recomendadas

Cada português desperdiça 183 quilos de alimentos por ano e isso é intolerável, diz Isabel Jonet

Os dados, oficiais e pela primeira vez divulgados, referem-se a 2020 e indicam que nesse ano foram desperdiçadas em Portugal 1,89 milhões de toneladas de alimentos, pelo que cada português desperdiçou em média 183,6 quilos de alimentos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa fazem greve de 24 horas em 12 de outubro

“Vamos fazer uma greve no dia 12, de 24 horas”, indicou Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
Comentários