[weglot_switcher]

Max Verstappen sagra-se campeão do Mundo de Fórmula 1

O piloto neerlandês da Red Bull, Max Verstappen, sagrou-se hoje campeão do Mundo de Fórmula 1 pela primeira vez, derrotando Lewis Hamilton no final de Grande Prémio do Abu Dhabi “de loucos”.
12 Dezembro 2021, 14h38

O piloto neerlandês da Red Bull, Max Verstappen, sagrou-se hoje campeão do Mundo de Fórmula 1 pela primeira vez, derrotando Lewis Hamilton no final de Grande Prémio do Abu Dhabi “de loucos”. Verstapen conquistou o título na última volta da última corrida da época, um emocionante Grande Prémio do Abu Dhabi que acabou por se decidir nos últimos segundos.

Tudo porque a seis voltas do fim, um despiste do canadiano Nicholas Latiffi (Williams) obrigou à entrada do safety car, que paralisou a corrida e fez evaporar a vantagem de Hamilton para Verstappen. O neerlandês optou por ir às boxes meter pneus “macios” – algo que Hamilton não quis fazer para preservar a liderança. Ou seja, a Mercedes apostou que a corrida iria terminar com o safety car ainda em pista, e com o britânico à frente (o que lhe daria o oitavo e inédito título mundial).

Mas houve mesmo recomeço. Verstappen, com pneus frescos, ultrapassou na última volta Hamilton (com pneus já muito gastos, por opção), conquistando o seu primeiro título, aos 24 anos de idade.

A 20 voltas do fim, Hamilton já tinha tido possibilidade de aproveitar um safety car virtual para ir às “pits” e trocar de pneus. Como considerou na altura o engenheiro do piloto britânico, a decisão constituiu “um risco enorme”, mas que ainda assim seria menor do que o risco de Verstappen não ir às boxes e “perder a posição” de liderança logo ali.  Verstappen acabaria por ir às boxes, mas mesmo com pneus mais frescos não conseguia ganhar mais do que poucas décimas por volta ao britânico.

Ou seja, a estratégia da Mercedes colheu frutos até à entrada do safety car real (não o virtual que mantém as posições relativas dos pilotos) a seis voltas do fim. Quando a corrida foi reatada, Verstappen saiu colado a Hamilton e os pneus acabaram por decidir tudo, tal como a Mercedes temia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.