[weglot_switcher]

May critica referendo “profundamente lamentável” sobre a independência na Escócia

Theresa May defende que Nicola Sturgeon devia estar mais preocupada em garantir o bem-estar dos seus cidadãos do que em arranjar problemas na união política insular.
13 Março 2017, 17h28

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, classificou esta segunda-feira a decisão da hómologa escocesa, Nicola Sturgeon, de referendar a independência do país do Reino Unido ainda antes do Brexit, como uma atitude “profundamente lamentável”. Theresa May defende que Nicola Sturgeon devia estar mais preocupada em garantir o bem-estar dos seus cidadãos do que em arranjar problemas na união política insular.

“Em vez de fazer ‘joguinhos políticos’ com o futuro do Reino Unido, o Governo escocês deveria concentrar-se em garantir uma boa governação e bons serviços públicos ao povo da Escócia”, defendeu Theresa May, em reação ao referendo. “A política não é um jogo”, reitera.

As críticas do Governo britânico surgem depois da primeira-ministra escocesa ter confirmado esta manhã que vai ao Parlamento pedir um novo referendo, a realizar antes do Brexit, entre o outono de 2018 e a primavera de 2019, depois das tentativas falhadas junto do Governo britânico.

No referendo sobre a saída do Reino Unido a comunidade europeia, a 23 de junho, 62% dos cidadãos escoceses votaram a favor de ficar na União Europeia. Apenas 38% deram voto ao Brexit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.