[weglot_switcher]

May procura apoio para aumentar fatura que está disposta a pagar pelo Brexit

Theresa May vai esta segunda-feira reunir os seus ministros no Parlamento para tentar ajustar as propostas que o governo britânico vai apresentar no Conselho Europeu, em dezembro, com as da União Europeia.
  • Parliament TV handout via REUTERS
20 Novembro 2017, 14h17

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está focada em evitar que o impasse nas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) se arraste por mais tempo. Theresa May vai esta segunda-feira reunir os seus ministros no Parlamento para tentar ajustar as propostas que o governo britânico vai apresentar no Conselho Europeu, em dezembro, com as da UE.

Entre os temas que reunem maiores divergências está a fatura do Brexit. As instituições europeias indicam que o Reino Unido terá de concordar em pagar 60 mil milhões de euros para que a maratona negocial possa avançar para uma segunda fase. No entanto, o valor a pagar não conseguiu até agora consenso entre o governo britânico.

Os ministros britânicos eurocéticos, incluindo o secretário das Relações Internacionais, Boris Johnson, estão dispostos a pagar 20 mil milhões de euros, um valor com o qual o Reino Unido já se tinha comprometido. No entanto, Theresa May quer negociar com a UE com um valor maior e mais próximo das exigências da UE, em torno da fasquia dos 40 mil milhões de euros.

“Acho que estamos prestes a avançar seriamente nas negociações com a União Europeia e começar a desbloquear este impasse para que as pessoas possam começar a ver com clareza o futuro”, afirmou o ministro das Finanças, Philip Hammond.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.