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#MayThe4th. Hashtag abre nova ‘frente da batalha’ entre Disney e fãs do Star Wars

“Não podem simplesmente lançar um contrato de termos de serviços no vazio e, em seguida, assumir que qualquer pessoa que faça algo que esteja alinha o tenha visto e concordado”, respondeu um utilizador ao serviço.
  • Disney
28 Abril 2020, 19h01

Um tweet proveniente da conta Disney+ está a gerar grande controvérsia entre os amantes da saga Star Wars, criada por George Lucas e detida pela The Walt Disney Company desde 2012.

A empresa que gere o serviço de streaming da Disney foi acusada de tentar deter os direitos da famosa hashtag, utilizada apenas no dia 4 de maio, #MayThe4th devido a um tweet publicado esta segunda-feira, 27 de abril.

De acordo com a ‘BBC’, a Disney encorajou os utilizadores e, consequentemente, amantes da saga de George Lucas, a utilizar a reconhecida hashtag na rede social, mas seguiu-se um aviso legal de que quem a utilizasse estava a concordar com os termos da empresa e que lhe seria permitido reproduzir o conteúdo do utilizador.

Os fãs da saga manifestaram-se na mesma rede social, sustentando que a frase foi criada pelos fãs em homenagem à frase “May The Force Be With You” [que a Força esteja contigo] que retrata os filmes de Lucas e coincide com a celebração criada pelos próprios fãs, pelo trocadilho que a frase permite.

“Celebrar a saga! Comenta com a tua memória preferida de Star Wars e podes vê-la num lugar especial no #MayThe4th”, lê-se num primeiro tweet do serviço de streaming. “Ao partilhares a tua mensagem connosco durante o #MayThe4th, concordas com o nosso uso da mensagem e com o nome de conta em todos os nossos serviços e termos de uso”, continua a empresa, sendo que este último foi o que deu asas a críticas dos utilizadores.

“Não podem simplesmente lançar um contrato de termos de serviços no vazio e, em seguida, assumir que qualquer pessoa que faça algo que esteja alinha o tenha visto e concordado”, respondeu um utilizador ao serviço. Outro utilizador da plataforma brincou como se aceitasse os termos de uso: “Ao terem o meu tweet no vosso perfil, eu renuncio a todos os seus direitos de autor para o domínio público”

Segundo a Disney, todos os utilizadores que utilizem a hashtag e identificarem o perfil da Disney+ ao escreverem a sua memória, tal como pedido, vão aparecer “em algo especial”. Assim, prevê-se que a Disney esteja a preparar uma surpresa para os fãs da saga, depois de anunciar que o último filme “Star Wars: A Ascensão de Skywalker” vai estrear na plataforma de streaming no próximo dia 4 de maio.

Com a hashtag criada na plataforma, a política do Twitter sustenta que os utilizadores inscritos na rede social possuem o conteúdo exclusivo de todas as suas publicações, sendo que a Disney não se pode apropriar do termo, ainda que o mesmo esteja relacionado com uma das sagas mais famosas do cinema, que conseguiu 10,3 mil milhões de dólares nas bilheteiras.

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