[weglot_switcher]

MB Way: o que é e para que serve?

O MB Way veio revolucionar as transações do dia a dia, como fazer compras, levantamentos à distância e transferências imediatas. Saiba como usar.
15 Setembro 2022, 21h01

O MB WAY foi a primeira aplicação interbancária nacional a permitir fazer compras, levantamentos à distância e transferências imediatas usando apenas um telemóvel com ligação à Internet. E segundo os últimos dados disponíveis, esta aplicação é a forma preferida de pagamento online dos consumidores.

Descubra, neste artigo da autoria do ComparaJá, o que torna este serviço tão popular e saiba como o utilizar em segurança.

O que é o MB Way?

O MB WAY é uma aplicação que permite pagar compras, transferir dinheiro e efetuar várias outras transações sem ter de usar o cartão bancário, recorrendo apenas a um telemóvel. Criado em 2015 pela SIBS (empresa que gere a rede Multibanco), rapidamente conquistou os portugueses, por facilitar em larga medida as transações mais comuns do dia a dia.

Está disponível para os clientes dos 28 bancos aderentes, como ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG ou BPI. O Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco e Santander também já aderiram.

Além disso, alguns bancos contam já com o sistema MB Way integrado nas suas próprias aplicações; ou seja, os clientes não precisam de instalar a aplicação, podendo aceder a este sistema através da app do próprio banco. O Activo Bank ou o Banco Best, são alguns exemplos de bancos que já fazem esta integração. O MB Way é gratuito, mas os bancos associados poderão cobrar taxas de utilização. Para saber se terá custos, consulte as condições do seu banco.

O que pode fazer com o MB Way?

O MB Way permite várias funções práticas para o dia-a-dia, como enviar e pedir dinheiro, dividir contas e até levantar dinheiro sem cartão.

1. Enviar dinheiro, pedir e dividir contas

Com o MB Way, poderá transferir dinheiro de forma imediata, sem ter de usar o IBAN. Não precisa de esperar um dia útil para que o montante fique disponível, qualquer que seja o seu banco ou o do destinatário. Pode ainda pedir dinheiro aos seus contactos.

É ainda possível dividir contas. Assim, acaba-se o inconveniente de dividir por todos as contas no restaurante, os pagamentos parcelados e os cuidados para receber dinheiro de cada pessoa. Este serviço faz isso por si.

2. Levantar dinheiro e pagar compras

Com o MB Way, pode levantar dinheiro num terminal Multibanco ou pagar compras sem ter de usar o cartão. Se se esquecer da carteira em casa, ou se o cartão não for corretamente lido pela banda magnética, não fica impedido de efetuar a compra.

Para isso, basta aceder à opção “Pagar com MB WAY”, permitir o acesso à câmara e ler o QR Code apresentado no terminal Multibanco do comerciante. Se a compra for superior a €50, terá de confirmar a operação com o PIN.

3. Gerar cartões virtuais para compras online

Por outro lado, se não tiver um cartão de crédito ou se preferir não usar os dados reais do seu cartão, poderá gerar cartões de crédito virtuais com o MB Way.

Assim, poderá fazer pagamentos em sites nacionais e estrangeiros, de forma segura. Basta para isso selecionar “Criar Cartão MB NET”, o tipo de cartão pretendido (“Compra Única”, “Várias Compras” ou “Pagamento Recorrente”), definir o valor máximo do cartão e a validade, e confirmar a operação com o PIN.

Quais as limitações do MB WAY?

São várias as possibilidades de utilização que esta aplicação proporciona, que estão na origem do crescente sucesso entre os utilizadores. Ainda assim, existem algumas desvantagens associadas.

A primeira é que é necessária uma ligação à Internet para usar a aplicação. Em caso de falhas de rede, não conseguirá fazer transações. Por outro lado, muitos estabelecimentos comerciais ainda não permitem o pagamento com esta aplicação.

Por fim, alguns bancos cobram uma taxa de utilização do MB Way, pelo que recorrer a esta aplicação pode não compensar.

Como utilizar o MB Way em segurança?

A utilização do MB Way é simples e intuitiva, mas requer alguns cuidados de segurança. Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu número de telemóvel está atualizado no seu Banco. De seguida, poderá optar por uma de duas formas de ativação, no Multibanco ou na aplicação. O processo é rápido e basta criar um PIN de 6 dígitos para avançar.

A partir desta altura, estará pronto para começar a utilizar este serviço. Para garantir que faz uma utilização segura desta aplicação e não cair em burlas, é importante estar informado sobre alguns procedimentos básicos de segurança.

As burlas acontecem, não por questões de segurança da aplicação, mas por desconhecimento dos utilizadores sobre o seu funcionamento. Assim, tome nota de alguns cuidados:

  • Nunca associe à sua conta MB Way um número de telemóvel que não seja o seu, ou que desconhece. Caso contrário, a pessoa que tem esse número poderá fazer o que quiser com a sua conta;
  • Nunca forneça os dados do seu cartão. Todas as transações nesta aplicação requerem apenas e só que forneça o seu número de telemóvel;
  • Não partilhe o seu PIN de 6 dígitos;
  • Não siga instruções de desconhecidos;
  • Nunca clique em links recebidos por email ou SMS;
  • Se perder o seu telemóvel, dirija-se a uma caixa multibanco e cancele o seu MB Way;
  • Acompanhe o seu extrato bancário regularmente;
  • Em caso de dúvida, não faça nada.

São estes os cuidados que deve tomar para tirar o máximo partido da aplicação MB Way que, à data, se aproxima já dos 4 milhões de utilizadores em Portugal. Siga estas dicas e aproveite esta inovação com toda a segurança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.