[weglot_switcher]

McDonald’s arrisca processo em tribunal por fechar restaurantes na Índia

A cadeia de ‘fast food’ pôs fim aos acordos de franchising em 169 estabelecimentos no país asiático. A decisão de abandonar os contratos deve-se à falta de pagamentos e poderá deixar 6.500 funcionários sem emprego.
23 Agosto 2017, 12h10

A McDonald’s pôs fim aos acordos de franchising em 169 estabelecimentos no norte e leste da Índia, alegando que seu parceiro Connaught Plaza Restaurants Limited quebrou os termos do contrato e não pagou as royalties que deve.

“A situação durou quase dois anos, nos quais a McDonald’s Índia deu ao Connaught Plaza Restaurants Limited a oportunidade para remediar as violações contratuais, mas não o conseguiu fazer”, afirmou Barry Sum, porta-voz da McDonald’s Ásia, num comunicado divulgado pela imprensa internacional.

A empresa responsável pelo franchise na Índia apelidou a atitude da multinacional famosa pelos hambúrgueres de “depreciativa” e “opressiva” e mostrou ainda a intenção de avançar com um processo em tribunal. “Fiquei chocado”, explicou à CNN o gerente da Connaught Plaza Restaurants Limited, Vikram Bakshi, acrescentando que iria continuar “a lutar”.

Na Índia, a cadeia de fast food tem cerca de 400 restaurantes em 65 cidades indianas. A firma adiantou que os pontos de venda no sul e oeste, cujo licenciamento é diferente, não serão afetados pela medida.

De acordo com o canal de informação norte-americano, pelo menos 40 estabelecimentos da marca administrados pela Connaught Plaza Restaurants Limited, em Nova Deli, já foram fechados por não terem renovado as suas licenças. Vikram Bakshi explicou que a decisão da cadeia de ‘comida rápida’ vai deixar 6.500 funcionários sem emprego.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.