[weglot_switcher]

Médicos voltam a ameaçar com limitação das horas extraordinárias

“Na reunião negocial de 23 de maio, o Ministério da Saúde voltou a não apresentar uma proposta para as grelhas salariais, assunto fundamental para o atual sucesso do concurso para recém-especialistas”, descreveu a FNAM.
23 Maio 2023, 17h24

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) referiu que vai limitar as horas extraordinárias devido à falta de propostas para as grelhas salariais do Ministério da Saúde.

Em comunicado a FNAM explica que “na reunião negocial de 23 de maio, o Ministério da Saúde voltou a não apresentar uma proposta para as grelhas salariais, assunto fundamental para o atual sucesso do concurso para recém-especialistas”.

Como tal, a federação promete “responder com a limitação das horas extraordinárias até às 150 horas anuais obrigatórias, e com períodos de greve durante o verão”.

Ainda sobre a reunião, a FNAM aponta que foram “registado avanços relativamente à generalização do modelo B das Unidades de Saúde Familiar”, mas “não foram apresentados quaisquer documentos, sobre este ou qualquer outro assunto”.

“A 39 dias do fim do protocolo negocial, o Ministério da Saúde volta a não abordar os temas fundamentais para os médicos, não se compreendendo qual o verdadeiro objetivo deste sucessivo adiamento”, refere a federação.

A FNAM acusa ainda o ministério de “amadorismo” no que toca à organização das reuniões. “Ordem de trabalhos foi enviada na noite anterior, sem nenhum documento de apoio”.

A próxima reunião está agendada para dia 2 de junho e a FNAM revela expectativa de que “o Ministério da Saúde apresente, finalmente, uma proposta para melhorar as condições de trabalho dos médicos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.