PremiumMedina e renovação da bancada dependem da “quota de Costa”

Ex-presidente da Câmara de Lisboa pode entrar nas listas em trânsito para o eventual futuro executivo. Edite Estrela é escolha mais provável para presidir à Assembleia da República em caso de vitória socialista.

Com a reunião decisiva da Comissão Política do PS marcada para a noite de segunda-feira, todos os caminhos da próxima bancada parlamentar irão dar a Lisboa, ficando esclarecidas todas as dúvidas quanto ao efeito que o secretário-geral terá na definição das listas de candidatos às legislativas de 30 de janeiro de 2022. Estará nas mãos de António Costa definir se Fernando Medina volta à ribalta após a surpreendente derrota autárquica em Lisboa e até que ponto haverá renovação geracional entre os deputados do PS.

Ao que o Jornal Económico apurou, a decisão quanto à inclusão de Medina na lista de deputados pelo maior círculo eleitoral será deixada para António Costa, que tem a seu cargo um terço das escolhas, naquilo que é designado como quota nacional. Mas ninguém espera que, a concretizar-se a candidatura do derrotado por Carlos Moedas, este venha assumir o mandato. Deverá em vez disso integrar um futuro executivo socialista após ter sido secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e secretário de Estado da Indústria e Desenvolvimento quando José Sócrates era primeiro-ministro.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumJoe Biden arrisca teto para o preço do petróleo russo

A decisão não conseguiu consenso na União Europeia. Moscovo adverte que pode ser o primeiro passo para uma crise petrolífera sem precedentes. Com a Ucrânia às escuras e com frio, o Kremlin acha que a NATO já está a combater a Rússia.

PremiumEstados-membros testam fim dos acordos por unanimidade

A maioria qualificada pode substituir a unanimidade. Portugal, segundo a Secretaria de Estado liderada por Tiago Antunes diz que Portugal está aberto ao debate, mas não em relação a todas as matérias. E traça as linhas vermelhas.

PremiumInspeção tributária com mais informação sobre empresas

Acesso ao Registo do Beneficiário Efetivo será alargado para efeitos de inspeção tributária. Esta foi uma das alterações propostas pelo PS ao OE, a par nomeadamente da isenção do imposto de selo na renegociação do crédito da casa.
Comentários