Medina promete cumprir mandato e exclui lugar no Governo

Nos bastidores do PS debate-se a hipótese de recrutar Medina para o novo Governo resultante das eleições legislativas de 2019. Confrontado pelo Jornal Económico, o autarca garante: “Não admito essa hipótese”.

A informação circula nos bastidores do PS e do Governo e foi confirmada por várias fontes socialistas: Fernando Medina está a ser sondado para integrar o próximo Governo do PS, resultante das eleições legislativas de 2019 (em caso de vitória), cessando então as funções de presidente da Câmara Municipal de Lisboa. No entanto, questionado pelo Jornal_Económico, o autarca nega ter sido convidado ou sondado e afasta tal cenário. “Não admito essa hipótese. Cumprirei integralmente o meu mandato”, afirma Medina.

De acordo com as referidas fontes, há setores do PS que receiam perder a presidência da Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas de 2021, atendendo aos resultados obtidos por Medina em 2017 (perdeu a maioria absoluta e teve que estabelecer um acordo de governação com o vereador do BE, Ricardo Robles), sobretudo se Assunção Cristas voltar à carga e se o PSD apresentar um candidato forte. Não colocam em causa o desempenho de Medina como autarca, mas apontam para os resultados eleitorais e identificam um prenúncio de mudança de ciclo político na Câmara Municipal de Lisboa. Este receio tem origem ao nível local (PS-Lisboa) e estende-se até ao nível do Governo e da direção nacional do partido.

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor 

Relacionadas

PSD apresenta moção a “saudar Medina” por novos centros de saúde e vota contra

A poucos meses das eleições autárquicas de 2017, Medina anunciou a construção de 14 novos centros de saúde em Lisboa. No entanto, passado um ano, nenhum está concluído. PSD apresentou moção a “saudar” ironicamente o (não) cumprimento da promessa.

Câmara de Lisboa já devolveu 44,2 milhões da Taxa Municipal de Proteção Civil

Apontando que estes dados são referentes a um balanço feito no final da semana passada, o autarca elencou que estão “por entregar 14,3 milhões de euros”, a “20% do universo” de pessoas que vai receber esta devolução.

“Vamos ter casas com renda acessível para 1100 pessoas em zonas nobres”

Presidente da câmara de Lisboa diz que “habitação é um direito” e garante “T0 e T1 a 150/200 euros” em zonas nobres, além de residências para estudantes.

Costa afirma que acordo de descentralização para áreas metropolitanas será “histórico”

O primeiro-ministro saudou hoje o entendimento alcançado entre os autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto para um processo de descentralização a negociar com o Governo até junho e considerou que esse acordo será “histórico”.
Recomendadas

Presidentes da Argentina, Bolívia, Equador, Cuba e Uruguai querem visitar Portugal

O Presidente da República disse que “houve contactos bilaterais muito, muito intensos e variados”, durante os trabalhos da 28.ª Cimeira Ibero-Americana. Já o primeiro-ministro referiu que a expectativa de que na presidência espanhola da União Europeia, no segundo semestre deste ano, seja possível avançar com o acordo com o Mercosul, que qualificou como “o mais importante acordo económico que pode existir”.

António Costa diz que divergências com o Presidente da República não abalaram relações “de forma alguma”

Sobre as relações com o chefe de Estado, o primeiro-ministro respondeu: “Se mesmo quando não temos pontos de vista coincidentes na política interna a relação pessoal é boa, em matéria de política externa onde as posições são absolutamente coincidentes a relação só podia ser melhor ainda”.

PremiumJakov Milatovic: a esperança da UE para o Montenegro. Ou talvez não

Tem um currículo que impressiona qualquer governo europeu: passagens académicas pela Illinois State University, pela Universidade de Economia e Negócios de Viena (como bolseiro do governo da Áustria), pela Universidade Sapienza, de Roma (como bolseiro da União Europeia) e mestrado em Economia na Universidade de Oxford.
Comentários