[weglot_switcher]

Medina suspeito em esquema para negociar lugares políticos (com áudio)

O caso Tutti Frutti trata o suposto envolvimento dos ministros Fernando Medina e Duarte Cordeiro e dos deputados do PSD, Sérgio Azevedo e Luís Newton, de corrupção e favorecimento.
23 Maio 2023, 22h33

Fernando Medina, atual ministro das Finanças e ex-autarca de Lisboa, estará envolvido numa alegada conspiração que engloba dirigentes do PS e do PSD para negociar lugares políticos, revela uma investigação da “CNN Portugal” e “TVI”.

As suspeitas de Fernando Medina recaem nos anos em que o socialistas governou a Câmara de Lisboa, estando em causa alegados atos de corrupção, financiamento proibido de partidos, participação económica em negócio, prevaricação de titular de cargo político, tráfico de influências e abuso de poder.

A investigação emitida no canal televisivo revela o caso ‘Tutti Frutti’, que avançou para buscas em 2018 e que trata o suposto envolvimento dos atuais ministros Fernando Medina (Finanças) e Duarte Cordeiro (Ambiente e Ação Climática) e do então vice-presidente de bancada do PSD, Sérgio Azevedo, de corrupção e favorecimento.

Em causa estão emails apreendidos pela Polícia Judiciária (PJ) no correio eletrónico de Fernando Medina com “relevância criminal” e ainda dezenas de escutas telefónicas no mesmo período. Também o nome de Luís Newton, então presidente da junta da Estrela, surgiu na investigação, uma vez que teve o telefone sob escuta e foram apanhadas conversas entre este e Sérgio Azevedo onde o nome de Medina era mencionado em troca de favores para ‘garantir’ a vitória nas eleições.

O ministro das Finanças e o ministro do Ambiente e da Ação Climática já vieram negar todas as acusações.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.