PremiumMEE devolveu a Portugal 1,1 mil milhões na semana passada

Tesouro português recebeu uma transferência do Mecanismo Europeu de Estabilidade no valor de mais de mil milhões de euros de um empréstimo da última crise. “Tenho a certeza de que o Governo poderá fazer bom uso do dinheiro”, diz Klaus Regling.

Em entrevista, Klaus Regling revela ao Jornal Económico que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) transferiu na semana passada para Portugal a margem pré-paga do empréstimo concedido na última crise e mostra-se convicto que o Governo português poderá fazer “bom uso do dinheiro”. O diretor do MEE classifica o Plano de Recuperação e Resiliência português, aprovado esta semana pelo Ecofin, como “bom”, tal como os planos italiano, grego e espanhol, mas admite que a implementação vai ser um desafio para todos os países.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Títulos de dívida pública desvalorizaram-se 35,4 mil milhões de euros em 2022, destaca BdP

“Um dos destaques do ano de 2022 foi a evolução distinta das cotações de ações e de títulos de dívida pública. Por um lado, assistiu-se à desvalorização dos títulos de dívida pública nacional em 35.400 milhões de euros. Por outro, as ações cotadas nacionais valorizaram-se 2.500 milhões de euros”, avança o banco central.

Bruxelas paga 1,8 mil milhões a Portugal no âmbito do PRR

Em comunicado, a Comissão Europeia adianta que o pagamento de hoje “foi possível graças ao cumprimento de Portugal nos 20 marcos e alvos relacionados com a segunda parcela”. 
Comentários