‘Meetings in Portugal’: Turismo de Portugal lança plataforma ‘online’ com todos os eventos no território nacional

Esta nova plataforma do TP, construída em rede com a oferta dos Convention Bureaux, presta informações relativas aos dados sobre o destino, disponibiliza um diretório de prestadores de serviços e pertmite que o utilizador peça, diretamente, propostas e orçamentos para projetos específicos.

O Turismo de Portugal (TP) criou e acaba de lançar a nova  plataforma ‘online’ ‘Meetings in Portugal’ que agrega toda a informação relevante sobre eventos no território nacional.
Esta nova plataforma do TP, construída em rede com a oferta dos Convention Bureaux, presta informações relativas aos dados sobre o destino, disponibiliza um diretório de prestadores de serviços e permite que o utilizador peça, diretamente, propostas e orçamentos para projetos específicos.
“Trata-se de uma ferramenta ‘online’, que inclui uma listagem dos hotéis, ‘venues’, DMC [‘destination management companies’, empresas que promovem e gerem destinos específicos], PCO [‘professional congress organizers’, empresas que organizam congressos], ‘event planners’ [planeadores de eventos], catering, e outros fornecedores associados ao segmento M&I [‘meetings & incentives’, reuniões &  incentivos], essenciais para a realização de eventos sociais, académicos, científico-culturais, comerciais, empresariais, turísticos ou promocionais”, destaca um comunicado do TP.
Associada a este diretório de ‘networking’ no segmento M&I, é igualmente disponibilizada informação quanto aos eventos mais relevantes previstos para Portugal, adianta o referido comunicado.
Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esta plataforma “constitui um salto importante na promoção de Portugal enquanto destino de congressos, porque permite agregar toda a oferta existente em todo o território”.
“É, do ponto de vista de quem organiza, uma ferramenta muito útil e para nós, enquanto destino, só nos pode beneficiar e posicionar como destino de turismo de negócios, um segmento tão importante. Principalmente se tivermos em conta que muitos destes eventos se realizam fora dos meses de verão e que, com a oferta toda alojada na mesma plataforma, podem mesmo estender-se mais a todo o território, uma vez que há bastante oferta”, destaca a governante.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “a criação desta plataforma possibilita uma maior presença do Turismo de Portugal em fóruns internacionais, o que contribui para o reforço da notoriedade de Portugal enquanto destino M&I, um dos objetivos da estratégia turística nacional que preconiza, em 2027, um Portugal líder do turismo do futuro”.
“De referir que no relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos, relativo a 2016, Portugal subiu dois lugares no ‘ranking’ mundial dos países que mais recebe e organiza congressos e convenções, o que classifica o nosso país no 10.º lugar desta lista”, sublinha o presidente do TP.
A estratégia do TP passa, a médio prazo, por investir num conjunto de ações direcionadas para a captação, realização, apoio e acompanhamento especializado de congressos e eventos internacionais, revela o referido comunicado, acrescentando que, além da criação desta plataforma, foi constituída no Turismo de Portugal uma equipa especializada, dinamizando o Fundo de Captação de Eventos e Congressos, tudo isto a par da concretização de ações promocionais específicas para este ‘target’.
O TP refere ainda que esta nova plataforma ‘online’ insere-se no conjunto de medidas levadas a cabo pelo Ministério da Economia ao abrigo do Programa Simplex+ (Portal do Turismo+), “e que visa, no caso concreto, resolver a dispersão e inacessibilidade de informações”.
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