[weglot_switcher]

Mega-central solar no Alentejo recebe ‘luz verde’ ambiental

A central com 275 megawatts vai ficar localizada em Cercal do Alentejo. Se fosse inaugurada hoje, seria a maior em Portugal.
8 Julho 2022, 11h07

Uma mega-central solar no Alentejo recebeu ‘luz verde’ ambiental. A central com 275 megawatts (MW) deverá entrar em exploração em 2024 e vai ficar localizada em Cercal do Alentejo, no distrito de Setúbal. A promotora é a empresa alemã Aquila Clean Energy.

“A Agência Portuguesa do Ambiente deu a sua aprovação à versão revista da central solar da empresa em Cercal do Alentejo. A opinião positiva foi emitida após a Aquila Clean Energy ter introduzido alterações substanciais no projeto, no seguimento da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, mas condicionada emitida no ano passado”, segundo o comunicado.

A central vai fornecer energia limpa a 141 mil casas, através da produção de 596 GWh de energia renovável por ano, evitando a emissão de 477 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera por ano.

Segundo a empresa, a “nova configuração do projeto aumenta em cinco vezes a distância dos módulos solares em relação às casas e prevê a plantação de 6 mil árvores. A área ocupada pelos módulos solares foi minimizada, permitindo assim a coexistência de atividades agrícolas, agentes polinizadores e pastoreio de ovelhas na área do projeto”.

“O novo layout do projeto, que incorpora vários contributos provenientes da fase de consulta pública, minimiza os impactos negativos e aumenta os benefícios da central solar no ambiente e no território de Cercal do Alentejo”, pode-se ler no comunicado.

“Projetos de grande dimensão têm uma maior responsabilidade ambiental e social. É por essa razão que queremos promover uma agenda colaborativa com atores locais e universidades portuguesas, por forma a responder às principais preocupações suscitadas por este projeto: impactos na biodiversidade, qualidade dos solos, integração na paisagem e coexistência com atividades económicas tradicionais como a agricultura. Queremos garantir que este projeto é muito mais que uma simples central solar. A nossa perspetiva é de longo-prazo e podem contar connosco para sermos um agente e um parceiro para o desenvolvimento local”, disse em comunicado o Diretor de Desenvolvimento e Construção da Aquila Clean Energy em Portugal, Manuel Silva.

A empresa destaca que o “pagamento de impostos, tais como a derrama municipal e o IMI, constituirá também uma fonte de receita relevante para o município de Santiago do Cacém, onde se insere este projeto. A sede social da empresa que detém este projeto (Cercal Power S.A.) será instalada na freguesia de Cercal do Alentejo, garantindo que os proveitos fiscais se mantêm no território”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.