Mega evento pede fábrica da Tesla em Portugal

O grupo ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal’ vai reunir-se segunda-feira para promover um debate sobre a construção do Gigafactory-2 em Portugal.

O grupo do Facebook ‘Bring Tesla Gigafactory to Portugal’ organiza um evento na próxima segunda-feira, às 18.30 horas, no auditório do ‘Leap Center’, nas Amoreiras, em Lisboa. O objetivo do evento é promover uma discussão pública para que a fábrica da Tesla, a GigaFactory-2, seja construída em Portugal, informar o público sobre a GigaFactory-2, criar um movimento cívico que demonstre à firma americana que são bem-vindos em Portugal e desenvolver fortes argumentos para trazer a GigaFactory-2 para o país.

Os impulsionadores deste movimento, que já conta com cerca de 45 mil membros, são Miguel Duarte, criador do grupo, e André Marquet, moderador do mesmo e autor da publicação “19 razões para trazer o GigaFactory para Portugal”. Catarina Becker, também moderadora do grupo na rede social, é a organizadora do evento, que vai decorrer em inglês.

“A ideia de formar o grupo surgiu “após uma discussão a 18 de novembro no Facebook sobre um artigo publicado pelo jornal ‘Faro de Vigo’, onde um dos membros do atual grupo lançou o desafio. O grupo surgiu nesse mesmo dia, criado por mim e por um outro dos fundadores [André Marquet] para colocar muito rapidamente uma breve apresentação sobre algumas das razões pelas quais a Tesla deveria montar uma fábrica em Portugal. Convidados e amigos, começaram a convidar outros amigos e o grupo tornou-se viral, tendo um crescimento exponencial nos primeiros dias”, contou ao Jornal Económico, Miguel Duarte, gestor de projetos IT numa petrolífera.

Miguel Duarte afirma que o grupo “pretende demonstrar a proatividade, o envolvimento e o apoio espontâneo e voluntário que a sociedade portuguesa tem para oferecer à Tesla como elemento diferenciador e que em 2014 foi valorizado pela Tesla na tomada de decisão favorável à fixação da fábrica no Nevada”.

Com este objetivo em mente, o grupo tem debatido na rede social as vantagens de um possível investimento da Tesla em Portugal. “Acreditamos que ao mostrar que os cidadãos portugueses desejam este investimento tal poderá ser um pequeno contributo para o reforço da posição negocial das entidades institucionais que gerem o processo e na atração deste investimento para o nosso país”, sublinha o fundador do movimento.

O gestor espera que o evento “promova o debate à volta da vinda da Gigafactory para Portugal”. Conforme explicou ao seminário, no encontro vai-se discutir o impacto económico-ambiental de uma possível fábrica, tentar perceber o que território nacional terá que fazer para ganhar este investimento e debater com alguns autarcas qual a melhor localização para a mesma.

Os próximos passos passam por ter “um grupo de trabalho a preparar um vídeo promocional e uma equipa a trabalhar para continuar a divulgar o grupo nas redes sociais”.

Negociações com o Governo português

Depois do anúncio de que a Tesla Motors iria construir a próxima ‘Gigafactory’ na Europa, surgiram várias propostas por parte de países europeus, nos quais se inclui Portugal, Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa Oriental.

Ao Jornal Económicoo gabinete do Ministério do Ambiente confirmou que o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, se reuniu com representantes da empresa norte-americana em Portugal, há uns meses. O executivo português tem-se empenhado em atrair investimentos da Tesla e encetou contactos com responsáveis da firma.

A mais recente Gigafactory vai ajudar a empresa liderada por Elon Musk a atingir o seu objetivos de 500 mil carros produzidos anualmente e chegar a um mercado cada vez maior. Atualmente, a produção é de cerca de 80 mil unidades por ano. Nesse sentido, a Tesla Motors fechou no mês passado a compra da firma alemã Grohmann Engineering, uma empresa especializada na conceção de maquinaria de montagem automatizada.

Relacionadas

Atenção, Portugal: Há mais países europeus a disputar fábrica da Tesla

Depois de o executivo português ter manifestado interesse em receber a fábrica da Tesla, Holanda, Espanha e França alistam-se ao lado de Portugal na disputa pela ‘Gigafábrica’.

Tesla: do interesse em Portugal à compra da SolarCity

A empresa norte-americana fecha negócio de dois mil milhões de dólares para a compra da SolarCity.
Recomendadas

Woodside admite possibilidade de gasoduto do Greater Sunrise para Timor-Leste

A petrolífera australiana Woodside admitiu hoje que está a reconsiderar a possibilidade de um gasoduto dos campos do Greater Sunrise para a costa sul de Timor-Leste, no que representa uma viragem na posição da empresa.

Mais de 1.700 contactos de clientes bancários à rede de apoio RACE até setembro

A Rede de Apoio ao Cliente Bancário (RACE) recebeu, entre janeiro e setembro, 1.783 contactos de devedores com dificuldades em pagar créditos, registando desde julho um aumento dos processos PARI ou PERSI que acompanha, revelou a Direção-Geral do Consumidor.

Airbus aceita multa de 15,9 milhões para evitar processos judiciais por corrupção

O fabricante aeronáutico Airbus aceitou na quarta-feira pagar uma multa de 15,9 milhões de euros em França para evitar processos criminais por suspeitas de corrupção relacionadas com a venda de aviões, sobretudo à Líbia e Cazaquistão entre 2006 e 2011.
Comentários