[weglot_switcher]

Meight capta 1,3 milhões de euros para exportar para a Alemanha e recrutar engenheiros

O investimento nesta startup com tecnologia para facilitar a vida aos motoristas foi liderado sociedade de capital de risco portuguesa Faber e contou ainda com a participação da ‘holding’ Lusiaves, da alemã Superlyst, do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia, entre outros.
20 Janeiro 2022, 19h54

A startup portuguesa Meight fechou uma ronda de financiamento seed (inicial) no valor de 1,3 milhões de euros para acelerar a estratégia de expansão do negócio para a Alemanha e investir num novo processo de recrutamento de engenheiros de software, entre outros profissionais, para poder continuar a desenvolver a sua infraestrutura de dados.

O investimento nesta tecnológica de analítica foi liderado sociedade de capital de risco portuguesa Faber e contou ainda com a participação da holding familiar Lusiaves SGPS, da alemã Superlyst, do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT) e de um conjunto de business angels nos quais se encontram Ryan Petersen, CEO da Flexport, os fundadores da Unbabel e a canadiana Dispatch Ventures.

A empresa fundada em 2018 por Luís Mendes e António Reis criou uma plataforma que prevê, monitoriza e gere as operações do transporte de mercadorias, o que envolve a gestão do consumo de combustível e das tarefas diárias dos motoristas, por exemplo.

“Os motoristas profissionais não vão desaparecer, a condução autónoma não é a resposta para uma indústria complexa, pelo que precisamos de encontrar alternativas para impulsionar um dos mais fascinantes, e com maior impacto, contribuintes para o comércio mundial”, diz o CEO da Meight, Luís Mendes. “Acreditamos que em cada viagem, transportadoras e motoristas podem gastar menos e usar menos recurso”, afirma o empreendedor português, em comunicado divulgado à imprensa.

Na prática, a ferramenta digital criada pela Meight, que pode ser utilizada por 75% das marcas de camiões europeias, visa auxiliar o trabalho dos motoristas e é suportada por uma infraestrutura tecnológica capaz de gerir proativamente o processo de condução de veículos pesados de carga, com o intuito de aumentar a eficiência e a segurança no serviço de transporte de mercadorias.

“A solução consta de uma plataforma que conecta com os vários serviços existentes, nomeadamente de telemetria, gestão de recursos, gestão de tráfego, etc… recolhe resultados e, através de machine learning, processa os dados e transmite aconselhamento ativo, e em tempo real, aos motoristas através de um smartphone”, explica a empresa, no mesmo documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.