Meio irmão de Kim Jong-un assassinado na Malásia

Kim Jong-nam terá sido envenenado com uma agulha por duas mulheres, alegadamente agentes operacionais norte-coreanas.

O meio-irmão mais velho do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-nam, foi assassinado esta segunda-feira de manhã no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. De acordo com a imprensa da Coreia do Sul, Kim Jong-nam terá sido envenenado com uma agulha por duas mulheres, alegadamente agentes operacionais norte-coreanas.

Kim Jong-nam, de 45 anos, chegou a ser apontado como sucessor provável de Kim Jong-il (pai do atual líder norte-coreano), mas uma polémica em torno do uso de um passaporte falso para entrar no Japão em 2001 terá sido uma das razões que levaram ao seu afastamento e exilío imposto pelo seu pai em Macau. Depois da morte de Kim Jong-il, em 2011, optou ir viver para a Malásia com receio de represálias por parte do meio-irmão, que poderia vê-lo como uma ameaça à seu Governo.

O irmão de Kim Jong-un já tinha sido alvo de uma tentativa de homicídio antes. Em 2012, a Coreia do Sul deteve um agente dos serviços secretos norte-coreanos que estaria alegadamente a planear o seu atropelamento.

Recomendadas

Regulador europeu dá nota positiva a vacina espanhola contra a Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento recomendou o fármaco Bimervax, produzida pelo laboratório espanhol Hipra.

Ministro russo Sergey Lavrov visita a Turquia na próxima semana

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, é esperado na próxima semana na Turquia, país que tem mantido linhas de diálogo com os dois lados a guerra na Ucrânia.

Vice-presidente Kamala Harris em périplo pela África

A vice-presidente norte-americana está na Tanzânia, este no Gana e estará na Zâmbia. Tal como há algumas semanas sucedeu com o presidente francês, a intenção é combater a influência e o poder financeiro da China aquele continente.
Comentários