[weglot_switcher]

Melhores vinhos do Dão vão ser conhecidos amanhã

Em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, estarão dezenas de vinhos da região em prova para todos os visitantes deste evento.
20 Maio 2019, 07h30

Decorre amanhã o evento ‘Dão Primores’, pelo nono ano consecutivo, em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, com o objetivo de dar a conhecer os vinhos da região e anunciar os melhores do ano de 2018.

Estarão dezenas de vinhos do Dão em prova para todos os visitantes deste evento.

Durante a iniciativa, decorrerá ainda a proclamação da Declaração de Vindima 2018, além da referida entrega de prémios do 57º concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores”.

“Baseado no conceito ‘En Primeur’, originário de França, o ‘Dão Primores’ é um evento único em Portugal. Esta iniciativa da CVR do Dão, lançada em 2010 e que se realiza todos os anos, já tem data marcada para este ano: 20 de maio. O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, abrirá as portas para receber cerca de 30 produtores que colocarão à prova mais de 150 vinhos, sendo que alguns deles saem diretamente das barricas para o copo dos convidados, proporcionando assim um momento exclusivo para degustar os néctares antes do processo de comercialização”, destaca um comunicado da organização deste evento, a cargo da CVR – Comissão Vitivinícola da Região do Dão.

“Este evento é único no nosso país e por isso orgulhamo-nos de o realizar ano após ano. Além de proporcionar uma prova de vinhos única, também é um momento de balanço para a CVR do Dão no que diz respeito às vindimas e também de perspetivar o futuro quanto à produção de vinho do ano seguinte”, refere o presidente da CVR do Dão ,Arlindo Cunha.

Segundo o referido comunicado, também no programa deste evento está a Declaração de Vindima 2018.

“Os convidados Bruno Simões, viticólogo, e Pedro Pereira, enólogo, falarão sobre o ano vitícola e o perfil geral dos vinhos da colheita do ano passado, respetivamente. Por fim, integrado no evento estará ainda a entrega dos prémios do 57º Concurso “Os Melhores do Dão no Produtor – Dão Primores” referente à colheita de 2018”, conclui o comunicado da CVR Dão.

O programa do ‘Dão Primores’ inclui, pelas nove horas de hoje, dia 20 de maio, uma sessão de boas-vindas pelo presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha, seguida da assinatura da Carta do Aderente à Rota dos Vinhos do Dão por parte de novos aderentes.

Pelas 10:15m, decorrerá a abertura oficial, com a proclamação da Declaração de Vindima 2018, pelo presidente da CVR do Dão, seguida das intervenções dos especialistas convidados, Bruno Simões (viticólogo) e Pedro Pereira (enólogo), apresentando, respetivamente, o ano vitícola e o perfil dos vinhos da colheita de 2018.

Seguir-se-á a cerimónia de entrega de prémios do 57º Concurso ‘Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores Colheita de 2018.

Às 11:30m, será a vez da  mostra de vinhos com prova livre das amostras de vinhos da colheita de 2018, seguido de um ‘buffet’ e do encerramento do evento.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.