[weglot_switcher]

“Menina dos olhos verdes” detida no Paquistão

Sharbat Gula, capa da revista National Geographic em 1984, foi detida no Paquistão por fraude.
26 Outubro 2016, 16h04

A afegã Sharbat Gula é célebre pela capa da revista National Geographic em 1984, quando tinha 12 anos.

A “menina dos olhos verdes” que correu o mundo nas capas de revista foi detida hoje, com 44 anos, no Paquistão, por fraude na documentação de identificação, incorrendo numa pena entre sete a 14 anos de prisão, de acordo com informações de um responsável paquistanês divulgadas por meios de comunicação.

A agência federal de investigação paquistanesa (FIA) lançou uma operação para deter portadores de documentos falsos, procedendo à sua verificação em todo o país.

Dos 91 milhões de cartões de identificação verificados, 60.675 eram fraudulentos.

O Paquistão é o terceiro país do mundo que acolhe mais refugiados, essencialmente no seguimento da invasão soviética ao Afeganistão em 1979.

Contabilizam-se cerca de 1,4 milhões de refugiados afegãos em território paquistanês, no entanto, estima-se cerca de um milhão de refugiados não registados no território, segundo dados da ONU, que realçam também o “regresso a casa” de 350 mil afegãos, saídos do Paquistão este ano.

O responsável da Autoridade Nacional de Registos (NADRA) declarou à agência noticiosa France Presse (AFP) que “a FIA deteve Sharbat Gula por ter obtido um cartão de identidade falso”, acrescentando que a agência procura os funcionários que forneceram os documentos falsos a Sharbat.

18 funcionários estão a ser investigados pela emissão de identificações falsas para estrangeiros, oito já foram detidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.