[weglot_switcher]

Menos de um terço dos estudantes deslocados deduzem rendas no IRS

Apenas 29.153 famílias portuguesas declararam esta despesa, mas o número de alunos deslocados no ensino superior sem residência assegurada pelo Estado é de perto de 100 mil. Evasão fiscal pode ainda ser significativa.
23 Novembro 2019, 18h09

Menos de um terço dos estudantes universitários deslocados deduziram as rendas na declaração de IRS entregue este ano, relativo aos rendimentos de 2018. Apenas 29.153 famílias portuguesas declararam esta despesa, mas o número de alunos deslocados no ensino superior público sem residência assegurada pelo Estado é de perto de 100 mil, avança o jornal “Expresso”.

Segundo dados oficiais do Ministério das Finanças, apenas 30% dos estudantes universitários deduziram as rendas na declaração de IRS. Dos 98.443 alunos deslocados no ensino superior público que não tem direito a residência assegurada pelo Estado, de acordo com o RAIDES — Registo de Alunos do Ensino Superior, apenas 29.153 declararam esta despesa ao Fisco.

O “Expresso” nota, no entanto, que tal não significa que 70% dos senhorios estão a fugir aos impostos, “até porque pode haver senhorios que passam recibo sem que os estudantes o deduzam ou pode haver estudantes deslocados que se alojam em casa de familiares ou de amigos”. “Mas, se combinarmos estes dados com as descrições dos estudantes e seus representantes, tudo aponta para uma evasão fiscal ainda significativa”, nota o jornal.

Desde o ano passado, que os estudantes universitários deslocados podem deduzir as rendas pagas pela habitação como despesas de educação, em sede de IRS. Para tal, têm de morar a mais de 50 quilómetros de casa e estar registados como estudante deslocado junto das Finanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.