Menos norte-americanos a pedir subsídio de desemprego agradam a Wall Street

Donald Trump classificou o projeto de lei de 900 mil milhões de dólares de apoios económicos como uma “desgraça”, mas os investidores ignoraram os receios do ainda presidente. A Pfizer sobe 1,47% para 37,28 dólares, depois de assinar um novo acordo com o governo.

A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta quarta-feira mista, mas o Nasdaq – o único índice a ‘vermelh0’ – acabou, minutos depois, por ficar em terreno positivo, acompanhando os restantes de Wall Street. A animar os investidores estão os dados do emprego. Na semana passada, os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos foram de 803 mil, menos do que os 892 mil registados na anterior.

O industrial Dow Jones s0be 0,55% para 30.181,04 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 avança 0,33% para 3.699,36 pontos. O tecnológico Nasdaq está a descer 0,06% para os 12.800,23 pontos.

A farmacêutica Pfizer sobe 1,47% para 37,28 dólares, depois de anunciar que, com a BioNTech, fez hoje um segundo acordo com o governo dos Estados Unidos para fornecer 100 milhões de doses adicionais da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela dupla de empresas. O negócio sobe o número total de doses para 200 milhões, que serão entregues ao país até o final de julho de 2021.

A nível político-económico, destaca-se o novo pacote de estímulos económicos ao país, que teve ‘luz verde’ do Senado ontem. No entanto, o ainda presidente norte-americano mostrou-se preocupado com os auxílios extraordinários. Ontem à noite, Donald Trump classificou o projeto de lei de 900 mil milhões de dólares como uma “desgraça” e advertiu os legisladores para o alterarem, especialmente no valor alocado para pagamentos diretos aos norte-americanos.

“A curto prazo é possível que vejamos aumentos esporádicos da volatilidade no mercado, especialmente nas sessões com menor volume transacionado. A médio prazo, o sentimento de mercado continua a ser positivo, impulsionado pelas expetativas de difusão da vacina que permitam uma recuperação progressiva da atividade económica ao longo de 2021”, explicam os analistas do Bankinter, em research.

Recomendadas

Bolsa de Lisboa fecha em queda arrastada pela EDP Renováveis numa Europa mista

O tombo da bolsa deve-se em grande parte à queda das ações da EDP Renováveis. As ações caíram -2,19% para 21,39 euros no dia em que foi noticiado que ganhou o leilão para contruir um parque eólico “offshore” de grande escala ao largo da Califórnia.

Wall Street abre a valorizar com S&P 500 a contrariar cinco dias de perdas

O índice industrial Dow Jones arrancou a sessão a escalar 235 pontos (+0,7%), impulsionado pelos ganhos da Chevron e da Boeing. Já o empresarial S&P 500 acompanhou a subida em 0,7%. Por sua vez, o tecnológico Nasdaq valorizava quase 1% (0,9%).

Taxas Euribor sobem a três e seis meses e caem a 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno positivo em 06 de junho, subiu hoje, para 2,456%, mais 0,014 pontos, batendo um novo máximo.
Comentários