[weglot_switcher]

Mercado de capitais é forma de fugir a crescimento baseado no crédito, realça Carlos Costa

Na abertura da conferência Via Bolsa, organizada pela Euronext Lisboa, Carlos Costa alertou para os riscos de o próximo ciclo de crescimento ser feito com base num novo ‘boom’ de crédito.
20 Fevereiro 2018, 15h11

O Governador do Banco de Portugal (BdP) considera que o financiamento e os mercados de capitais são cruciais para um crescimento económico sustentável. Esta terça-feira, na abertura da conferência Via Bolsa, organizada pela Euronext Lisboa, Carlos Costa alertou para a necessidade de redução das dívidas das empresas, através do recurso ao financiamento no mercado.

“Temos de ter consciência que estamos num ponto crítico do ponto de vista da confiança dos agentes económicos que dispõe de capital de financiamento que podem por ao serviço da economia”, começou por dizer o governador. “Se essa confiança não for restabelecida é muito difícil promover o crescimento económico sustentado”.

Carlos Costa defendeu que não há uma solução para a questão, mas sim uma série de opções convergentes, sublinhando considerar errado pensar que o crescimento potencial não depende das condições de financiamento. “Sem financiamento não há crescimento potencial” disse, acrescentando que o sistema bancário, o mercado de capitais e o setor das seguradoras são determinantes para o crescimento do país.

“Temos níveis de endividamento muito elevados, já não para não falar dos níveis de crédito malparado”, continuou Costa. “Se não corrigirmos a situação, significa que o próximo ciclo de crescimento se vai fazer acrescentando dívida a dívida”, alertou, acrescentando os riscos de um novo boom no acesso ao crédito.

A prioridade identificada pelo governador do BdP é, por isso, reduzir o nível de endividamento, em simultâneo com um aumento do investimento. “Não pensável que isto possa acontecer sem a intervenção dos mercados de capitais”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.