Mercado de carros usados mantém dinâmica negativa em janeiro ao cair 12%

O Barómetro Standvirtual/ACAP revela que o ano de 2023 começou com uma dinâmica de mercado de carros usados negativa no mês de janeiro (-12%) comparativamente com o período homólogo de 2022, ainda assim a demonstrar uma recuperação em relação aos meses anteriores.

O Barómetro Standvirtual/ACAP revela que o ano de 2023 começou com uma dinâmica de mercado de carros usados negativa no mês de janeiro (-12%) comparativamente com o período homólogo de 2022, ainda assim a demonstrar uma recuperação em relação aos meses anteriores.

“A dinâmica de mercado é negativa, face a janeiro de 2022, sobretudo nos carros acima de 30 mil euros (-20%) e entre 15 mil e 30 mil euros (-11%), apesar de a procura e da oferta terem aumentado. A dinâmica é positiva (+5%) nos carros abaixo de 15 mil euros, mas sobretudo porque não há oferta”, diz a Standvirtual em comunicado.

Mas há mais conclusões. A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um decréscimo de -5% em dezembro de 2022, face ao mês homólogo de 2021. Regista ainda um decréscimo de -12% em comparação com dezembro de 2019.

“Com os dados anuais completos, verifica-se que em 2022 houve um ligeiro aumento de +1% dos registos de propriedade face a 2021, mas -11% abaixo de 2019”, segundo o barómetro.

No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +33% em janeiro, face ao mesmo mês de 2019, e de +13% face a 2022, que se relaciona com a falta de stock nacional. No entanto, diminui -8% face a dezembro.

Já por tipologia de combustível, “a importação continua a acontecer sobretudo nos carros a gasóleo, ainda que a decrescer gradualmente para cerca de 60% das importações, seguindo-se a gasolina, que representa 30% das importações. Os veículos eletrificados representam cerca de 10% das importações, sobretudo de veículos 100% elétricos (BEV)”, lê-se no comunicado.

“O preço médio praticado pelos vendedores profissionais, que vinha a subir progressivamente desde agosto de 2021, mantém-se estabilizado desde novembro do ano passado, em cerca de 23.500 euros. Esta estabilização representa, ainda assim, um aumento de cerca de +10% do preço face a janeiro de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.400 euros”, segundo o barómetro.

A mesma fonte revela que nos modelos mais representativos no Standvirtual, com 50 mil quilómetros e a diesel, “mantém-se a estabilização dos preços, nomeadamente o Renault Megane Sport Tourer (23.000 euros), bem como o Renault Clio (18.000 euros). O Nissan Qashqai (25.000 euros) e o Mercedes-Benz A180 (32.000 euros), que em dezembro subiram ligeiramente, também estabilizam”.

Os preços mantêm-se estáveis no retalho, mas descem ligeiramente no comércio em janeiro, face ao mês anterior, detalha o estudo.

“Segundo dados da ACAP, em janeiro verifica-se um aumento de +43% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022, mas ainda abaixo do pré-pandemia. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 48% do mercado total de ligeiros em janeiro de 2023”, lê-se no comunicado.

O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

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