[weglot_switcher]

Mercado europeu de genéricos vai crescer até 2020

O crescimento será mais forte em países, como a França, que promove ativamente a utilização deste tipo de medicamentos, e em países como a Itália, onde a penetração é baixa.
  • HO/Reuters
23 Janeiro 2018, 16h46

O fim de vigência de algumas patentes e uma maior difusão do uso de genéricos vão impulsionar o crescimento das vendas destes medicamentos no mercado até 2020, revela um relatório da Moody’s Investors Service hoje divulgado.

Avaliado em 35 mil milhões de dólares, o mercado europeu de genéricos é o segundo mais valioso do mundo depois do dos Estados Unidos.

“O crescimento será mais forte em países, como a França, que promove ativamente a utilização deste tipo de medicamentos, e naqueles países que apresentam taxas de penetração mais baixas, como a Itália”, vinca Knut Slatten, vice-presidente e analista sénior da Moody’s Investors Service.

A pressão sobre os preços continuará na Europa, mas os grandes ‘players’ do mercado com portefólios diversificados e complexos como a Teva Pharmaceutical Industries (Teva, Ba2 stable), a Sandoz e a Mylan Inc. (Baa3 stable) estão bem posicionados para enfrentar a concorrência que advém dos genéricos, avança o relatório. Acrescenta que continuarão igualmente a existir oportunidades para empresas de menor dimensão, como a IWH UK Finco Limited (Theramex, B2 stable), que se especializaram em nichos no mercado dos genéricos.

Segundo o documento da Moody’s, a rentabilidade no mercado europeu de genéricos continuará a ficar abaixo da dos EUA, apesar dos atuais ventos contrários ao que sopram naquele país.

De igual modo, conclui o documento, a indústria europeia continuará a sua consolidação com os fundos de private equity a desempenharem um papel importante no seu crescimento.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.