A Mercadona quer abrir 150 lojas a longo prazo em Portugal. Até agora, só está presente a norte, mas a extensão para o centro e sul começa já este verão, avança o “El País”. O plano é abrir cerca de dez lojas por ano e, em 2022, cinco delas serão em novos distritos, incluindo Lisboa, segundo a empresa.
A cadeia aumentará o investimento anual de 110 milhões de euros no ano passado para 150 milhões. Está ainda prevista a construção de um bloco logístico em Almeirim (Santarém) que irá abastecer todos os seus supermercados portugueses, de acordo com a diretora de Relações Institucionais da Mercadona em Portugal, Inês Santos, após a visita da delegação da Generalitat Valenciana e dos empresários a um centro de inovação da cadeia de supermercados em Lisboa.
Após as aberturas este ano, o número total de lojas da Mercadona passará de 29 (constituindo 3% da quota de mercado total) para 39, que ficarão localizadas em Braga, Porto, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Aveiro, Viana do Castelo e Lisboa.
“Queremos crescer pouco a pouco, vamos ver até onde vamos”, disse o representante da empresa, sem quantificar o número atual de clientes no país, onde está presente desde 2019.
A Mercadona destaca a incorporação na oferta portuguesa dezenas de produtos de origem espanhola porque os próprios clientes os exigiram, como a paelha valenciana para levar, a tortilha, o gaspacho andaluz, a sangria, as anchovas, os churros congelados ou o presunto.
A cadeia espanhola teve em conta os gostos locais desde o início da expansão na seleção da oferta — incluindo produtos como os pastéis de nata e os queijos dos Açores — mas os clientes portugueses têm vindo a reivindicar produtos que experimentaram ao cruzar a fronteira.
Notícia atualizada às 18:40 com informações fornecidas pela representação da Mercadona em Portugal.
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