Merkel pouco otimista quanto às negociações de paz para a Ucrânia

A chanceler alemã, Ângela Merkel, mostrou-se hoje pouco otimista acerca do sucesso da iniciativa franco-alemã de paz para a Ucrânia, apresentada na sexta-feira em Moscovo. “Não é certo que estas discussões sejam bem-sucedidas (…), mas nós partilhamos da opinião do presidente François Hollande, de que vale a pena tentar”, disse ela na conferência sobre Segurança […]

A chanceler alemã, Ângela Merkel, mostrou-se hoje pouco otimista acerca do sucesso da iniciativa franco-alemã de paz para a Ucrânia, apresentada na sexta-feira em Moscovo.

“Não é certo que estas discussões sejam bem-sucedidas (…), mas nós partilhamos da opinião do presidente François Hollande, de que vale a pena tentar”, disse ela na conferência sobre Segurança que decorre em Munique (sul da Alemanha).

O Presidente francês e a chanceler alemã reuniram-se em Moscovo com o chefe de Estado russo, durante perto de cinco horas, para tentar chegar a um acordo sobre a crise na Ucrânia e terminar os combates, tendo ficado acordado elaborar um texto para um futuro plano de paz.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, os contactos para a elaboração do texto vão continuar domingo por telefone entre os três líderes e Kiev.

A iniciativa de paz franco-alemã, apoiada pelos Estados Unidos e pela União Europeia, decorre 10 meses após o início do conflito que já fez pelo menos 5.300 mortos e que provocou uma crise internacional.

A 51.ª edição da Conferência de Segurança de Munique, que se iniciou na sexta-feira e decorre até domingo, tem como tópicos centrais o colapso da ordem internacional, tendo em conta a crise na Ucrânia e as suas implicações na segurança europeia.

OJE/Lusa

Recomendadas

Angola. Banco Nacional baixa taxa de juro básica, de 18% para 17%

O Banco Nacional de Angola voltou a reduzir a taxa de básica de juro (taxa BNA) em 1 ponto percentual, de 18% para 17%, decisão fundamentada com “a avaliação do comportamento dos preços”, segundo o governador do regulador angolano.

Primeiro-ministro do Iraque em visita à Turquia

A Turquia continua a fazer todos os possíveis para ser um país incontornável na região. Com as placas tectónicas do xiismo e do sunismo em forte movimentação, Ancara não quer perder nada do seu prestígio internacional.

Moscovo: Putin e Xi Jinping debateram o plano chinês para a paz na Ucrânia

O encontro entre os dois líderes demorou cerca de quatro horas e meia, mas os intervenientes foram parcos em informações sobre a matéria. Entretanto, em Washington, o governo norte-americano queixa-se do ‘branqueamento’ que a visita de Estado representa.