[weglot_switcher]

Merkel: Sem ONU o mundo seria “claramente pior”

“Penso que um mundo sem Nações Unidas seria um mundo claramente pior”, afirmou hoje Merkel, na habitual mensagem de vídeo divulgada todos os sábados pelo seu governo.
  • Angela Merkel
16 Setembro 2017, 15h03

Merkel destacou as missões dos Capacetes Azuis (forças de manutenção da paz das Nações Unidas) e aquelas que considerou serem “as grandes realizações” da ONU nos últimos anos: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e o Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas.

Segundo avança a Lusa, a chanceler alemã adiantou ainda que “a aprovação da Agenda 2030 significou um grande passo da comunidade internacional”, dizendo também que “sem a ONU não teria havido acordo de Paris”.

Reconheceu igualmente que existem “questões muito insatisfatórias no funcionamento da ONU”, dando como exemplo a capacidade de resposta do Conselho de Segurança, “muito limitada em muitos conflitos internacionais pelo poder de veto” de que dispõem alguns países.

Merkel lamentou também que depois de tanto tempo não exista uma posição comum para a questão da Síria.

A chanceler assegurou ainda que a Alemanha continuará a colaborar com as missões de paz da ONU, mesmo sem participação direta no terreno, ajudando também localmente alguns países.

“Para cada situação há que encontrar a solução adequada”, salientou Merkel, que expressou novamente o apoio do seu país ao tratado que proíbe armas nucleares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.